Geral
Maceió sediará evento nacional de salvamento veicular
Maceió irá sediar nos dias 31 de março e 1° de abril, o I Encontro Nacional de Salvamento Veicular (Ensalv), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e pela Comissão Nacional de Salvamento Veicular (Conasv).
O evento irá discutir o que há de mais atual nessa importante área de salvamento, reunindo as maiores referências da área no âmbito dos Corpos de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal de todo o País, para construção e troca de conhecimento e experiências.
As atividades acontecem das 8h às 18h, no auditório do Maceió Shopping. A programação conta com palestras a serem ministradas por bombeiros militares locais e de outros estados, especialistas na área de salvamento veicular. Também serão realizadas práticas, oficinas e, no dia 1º haverá um simulado no estacionamento do shopping com livre acesso para o público em geral, às 16h.
Segundo o tenente BM Rafael Duarte, membro da comissão do Ensalv, a expectativa é a melhor possível. “As inscrições foram um sucesso; a procura por parte de pessoas de outros estados da Federação foi muito grande e nós excedemos as duzentas vagas disponibilizadas. E não podíamos desperdiçar a oportunidade de usar o conhecimento e técnica de tantos militares que vivem e respiram o salvamento veicular para repassar para nossos bombeiros um pouco do que sabem e do que vivem”, disse o tenente, que também é membro da seção técnica de ensino e pesquisa de salvamento veicular do CBMAL.
Conasv - Precedendo o Ensalv, no dia 30 de março, das 8h às 18h, a Comissão Nacional de Salvamento Veicular (Conasv ) realizará sua primeira reunião ordinária do ano de 2016, no auditório da Norcon Empresarial.
Em seguida, às 19h, será realizada a solenidade de abertura do Ensalv, no mesmo auditório, com a palestra “A realidade do salvamento veicular”, ministrada pelo major Carlos Roberto Rodrigues e com a presença de autoridades locais, da diretoria da Conasv e dos participantes do evento.
O evento contará com a participação de representantes de Corpos de Bombeiros de todo o País para realizar discussões acerca do atendimento a ocorrências de salvamento veicular, padronizações de nomenclaturas e equipamentos, sugerindo malhas curriculares de cursos, entre outros assuntos.
Na oportunidade, serão discutidas pautas importantes para a entidade, com destaque para a aprovação do estatuto da comissão e para a eleição da primeira diretoria efetiva, que terá mandato de um ano. Além disso, serão discutidos outros temas, como a participação em eventos e do campeonato mundial de salvamento.
Todos os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil têm membros inseridos na Comissão e, dos 27 estados, 22 trarão representantes para a capital alagoana.