Geral

Sesc Alagoas apresenta a nova temporada do Palco Giratório 2016

28/03/2016
Sesc Alagoas apresenta a nova temporada do Palco Giratório 2016

Sesc inicia a 19ª edição do Palco Giratório, projeto traz um ampla programação de espetáculos culturais. De 4 a 18 de abril, Maceió se torna palco da maior temporada de espetáculos brasileiros realizados através da Rede Sesc de Artes Cênicas – composta pelos departamentos Regionais e o Nacional. As apresentações são gratuitas, contando com a participação de grupos nacionais e locais, tendo como cenários as Unidades Sesc, Salas de Espetáculos e nas ruas e praças públicas. O projeto contará com o apoio da Diretoria de Teatro Alagoas e da Fundação Nacional de Artes.

Este ano a Capital recebe grupos de Sergipe, Minas Gerais, São Paulo e Amazonas. Além das parcerias com grupos do Rio de Janeiro e Recife. Artistas locais também foram convidados para compor a programação, além dos selecionados pela curadoria nacional do projeto. Já em Agosto o grupo que passa por Alagoa irá compor a programação da primeira Mostra de Artes Aldeia Sesc Arapiraca, na cidade de Arapiraca.

A ação traz um cronograma voltado a diversos públicos. Com teatro adulto e infantil, dança, circo e performance. Diversas histórias e motivações artísticas, um recorte importante da produção cênica brasileira a cada ano. Num total de 18 apresentações e 44h de oficinas, mesas redondas e momentos de interação onde os artistas compartilham técnicas e experiências.

Apresentações

Todos os espetáculos serão gratuitos. Para o acesso aos espaços fechados, os ingressos serão entregues com uma hora antes de cada apresentação, com limitação conforme as acomodações dos espetáculos.

As escolas da rede pública de ensino podem fazer agendamento dos alunos pelo telefone (82) 3326-3133, de acordo a disponibilidade das apresentações pretendidas. As atividades formativas também serão gratuitas e as inscrições devem ser feitas na Coordenação de Cultura (CARC), na Unidade Sesc Centro, rua Barão de Alagoas, 229, Centro.

Sobre o Palco Giratório

O lançamento do projeto foi realizado no dia 16/03 em Salvador, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, com apresentação do espetáculo Why The Horse?, de Maria Alice Vergueiro. A peça é um reflexão sobre a morte, onde a atriz reconhece em cena seu próprio e natural receio diante do fim. Aos 81 anos de idade, Vergueiro é a grande homenageada deste ano. Com um currículo extenso, ela é considerada uma das grandes artistas do teatro brasileiro, com passagens também pelo cinema e televisão.

Vinte companhias participam do Palco Giratório 2016. Ao todo serão 728 apresentações artísticas (todas gratuitas), 1.325 horas de oficinas teatrais e passagem por 145 diferentes cidades. “Há 19 anos que o Palco Giratório cumpre a função de disseminar as artes cênicas, em diferentes manifestações e linguagens culturais. Trabalhamos a arte e a cultura em sentido amplo, apresentando desde a tradição mambembe, normalmente vinculada a gerações anteriores de atores que percorriam o Brasil, até espetáculos contemporâneos”, destaca Márcia Rodrigues, Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Já consolidado no cenário cultural brasileiro, o Palco Giratório apresenta espetáculos simultâneos, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país.

Além das apresentações principais, o evento conta com atividades paralelas junto ao público, como o Pensamento Giratório, espaço aberto ao público para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes; as Aldeias, mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de Oficinas e Intercâmbios, encontros de grupos locais com os grupos integrantes do circuito para troca de ideias.

O Palco em números

Ao longo de seus 19 anos de existência, o Palco Giratório se consolidou no cenário cultural levando uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 4.5 milhões de pessoas. Ao todo, já foram 7.696 apresentações com 253 grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos.

Mais do que entretenimento, essa iniciativa tem como objetivo não só a troca de experiências e vivências entre os artistas, mas também a difusão de montagens regionais pelo país afora, além de criar oportunidades de inserção de artistas, produtores e técnicos no mercado de trabalho.

Informações: 3326-3133

Confira programação no site www.sescalagoas.com.br

Fonte: Ascom/Sesc-AL