Geral
Município de Cajueiro recebe Oficina Sebrae de Empreendedorismo em abril
A Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) é uma das principais ações itinerantes da instituição. E o próximo município a receber a OSE, será Cajueiro, entre os dias 04 e 08 de abril, sempre das 19h às 22h no Ginásio Poliesportivo Professora Janete Vieira, no Centro da cidade. O evento visa despertar habilidades, competências e comportamentos empreendedores em seus participantes, que receberão orientações técnicas sobre práticas de gestão e inovação em negócios por meio de palestras, dinâmicas em grupo e consultorias em suas próprias empresas.
A OSE de Cajueiro deverá receber cerca de 240 empresários de Micro e Pequenas Empresas (MPE), Microempreendedores Individuais (MEI) e potenciais empresários, que serão divididos em quatro salas para obter conhecimento com consultores credenciados ao Sebrae em Alagoas, que vão abordar temas como 'O empreendedor e suas competências', 'Nasce uma ideia de negócio', 'Entenda os riscos do seu negócio', 'O desafio da mudança' e 'Como fazer sua empresa crescer - novos rumos'.
Durante a Oficina, os participantes são incentivados a criar uma empresa real durante as atividades da semana, no “Desafio Meu Negócio”. A meta do desafio é estimular o público a desenvolver práticas empreendedoras em um ramo diferente do que eles estão habituados a trabalhar, além de lidar com processos de vendas, planejamento estratégico e controle financeiro. Ao final da oficina, serão contabilizados os lucros de cada empresa fictícia.
De acordo com Ana Madalena Sandes, analista da Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) do Sebrae em Alagoas, o intuito de realizar a OSE em Cajueiro, também é atingir e capacitar empreendedores de municípios vizinhos como Capela e Viçosa.
“Estamos realizando essa OSE porque, no momento, estamos priorizando o atendimento a esse município e aos vizinhos, que têm demandado o Sebrae e as nossas ações. Vamos aproveitar a oportunidade e organizar outras demandas naquelas localidades para incentivar o empreendedorismo na região”, concluiu Ana Madalena.
Na OSE Cajueiro, os participantes também terão a oportunidade de assistir a palestra ‘Vantagens da Formalização’, conhecer os principais deveres, direitos e benefícios ao se enquadrar nesta modalidade. Os potenciais empresários e aqueles que ainda não são formalizados, poderão se formalizar gratuitamente após a palestra.
As inscrições para a OSE custam R$ 20, por pessoa. Para se inscrever, os interessados deverão comparecer na Sala do Empreendedor de Cajueiro, na Van Itinerante do Sebrae, que estará pela cidade ou com promotores de venda. Os empresários já formalizados deverão apresentar CNPJ no ato da inscrição. Já os potenciais empresários, terão que apresentar o CPF.
Esta edição da Oficina Sebrae de Empreendedorismo é promovida pelo Sebrae em Alagoas, por meio dos Projetos de Desenvolvimento Territorial (DET) do Vale do Mundaú e Vale do Paraíba, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajueiro.
Próximas OSE
Os próximos municípios a receber a OSE serão: Palmeira dos Índios, entre os dias 11 e 15 de abril; Colônia Leopoldina, entre os dias 02 e 06 de maio. Em seguida, os municípios de Olho d’Água das Flores e Arapiraca, além do bairro do Jacintinho, em Maceió, também receberão a oficina, em datas que ainda serão confirmadas.
Projeto de Desenvolvimento Territorial
O DET é um projeto para a promoção do desenvolvimento econômico territorial, por meio do fomento e do fortalecimento de atividades produtivas, geradoras de emprego e renda. Ele impulsiona o empreendedorismo baseado no potencial de oportunidades e vocações locais, de maneira a contribuir com a inclusão produtiva e a geração de novos negócios, além de promover um ambiente de negócios favorável por meio da Lei Geral, que implementa e potencializa seus eixos de atuação.
O projeto atua por meio de capacitações, cursos e palestras do Sebrae voltados para educação empreendedora, atendimento individual e coletivo, além da própria articulação da rede de cooperação público-privada. Além dos DET envolvidos na OSE, o Sebrae também trabalha com os DET ‘Sertão Alagoano’, ‘Craíbas e Região’, ‘Bacia Leiteira’, ‘Coruripe e Região’, ‘Microrregião Norte’ e ‘Regiões Urbanas de Baixa Renda’ e Região Metropolitana de Maceió.