Geral
Verdelinho tem especial no Balançando o Ganzá
O Balançando o Ganzá deste sábado (26) presta homenagem ao mestre Francisco de Assis, mais conhecido em Alagoas como Verdelinho. A atração vai ao ar às 14h, pela Rádio Educativa FM (107,7 MHz).
Nascido na fazenda Ligação/ Usina Utinga/AL, no dia 24 de fevereiro de 1945, é filho de Manoel Francisco de Assis e Otilia Maria da Conceição. Tem como profissão, desde os oito anos de idade, ser cantador e poeta, pois saia com seu pai para as feiras, fazendo da rima o sustento da vida.
Passou a ser cantador de coco ou pagode, cantando com Corió e Canário nos mais diversos ambientes.
No sítio Chã da Mangueira, em São Miguel dos Campos conheceu o cantador Sebastião Maceno que o incentivou ainda mais o gosto pela cantoria. Sem condições de possui uma viola construiu sua própria viola de palha de palmeira iniciando assim sua arte de violeiro.
Mas foi o cantador Otávio José que o batizou de Verdelinho de Alagoas, em 1962, o que muito lhe agradou. Foi companheiro, por muitos anos, da afamada mestra de reisado, Dolores Jupi, com quem muito aprendeu, sendo também mateu do guerreiro da mestra Joana Gajuru, por vários anos. Vindo para Maceió, começou a dançar guerreiro, em 1968, com o mestre Jorge Ferreira, na Chã da Jaqueira, como carregador de maleta e “botador de entremeios”.
Com suas bonitas rimas e o gingado do seu pandeiro, se destacou no cenário cultural de Alagoas, sendo citado pelo mestre Ariano Suassuna como um dos maiores poetas populares.
Dentre as composições mais apreciadas está o belíssimo pagode gravado pelo cantor alagoano Wado e pelos grupos “A Barca” e “Comadre Fulozimha”.