Geral

Almanaque Educativa relembra Renato Russo em especial

24/03/2016
Almanaque Educativa relembra Renato Russo em especial

Se vivo estivesse, o cantor e compositor Renato Russo comemoraria 57 anos de idade no próximo dia 27.  O Almanaque Educativa deste sábado (26) relembra a trajetória deste grande artista da história do rock nacional.

Ainda no programa, análise do disco Em Samba! Ao Vivo, de Mart’nália; e o quadro Gente da Casa apresenta canções do alagoano Carlos Moura. O programa vai ao ar neste sábado (26), às 13 horas, na Educativa FM; e na Difusora AM, no mesmo dia, às 14 horas.

Poeta, cantor e compositor, Renato Russo foi o verdadeiro porta-voz da juventude nos anos 80 e 90. Sua obra tinha a capacidade de tocar os ouvidos e as vidas de milhares de pessoas. As letras das canções escritas por ele, há mais de 20 anos, ainda soam atuais para os jovens de hoje e, provavelmente, irão se perpetuar pelas demais gerações que surgirão.

O cantor chegou ao auge da carreira à frente da banda Legião Urbana. Na sua curta passagem, nos presenteou com belas canções que foram, e continuam sendo, a trilha sonora de muitas vidas. O artista faleceu em 11 de outubro de 1996, vítima de complicações pulmonares e renais decorrentes da Aids.

Também no programa, o quadro Em Foco faz análise crítica do álbum Em Samba! Ao Vivo, da carioca Mart’nália. Lançado pela Biscoito Fino, em 2014, e gravado ao vivo no Imperator, o disco tem direção de Martinho da Vila.

Já no quadro Gente da Casa, o Almanaque Educativa relembra grandes sucessos da trajetória de Carlos Moura. Alagoano de Palmeira dos Índios, Moura começou a carreira em Maceió, nos anos 1970, tocando em matinês com o grupo Os bárbaros.

Mais tarde, integrou o grupo Vento, no qual passou a compor e cantar suas próprias canções. Em 1980, mudou- se para o Rio de Janeiro e iniciou carreira solo, com forte influência regional, gravando o LP Reviravolta, do qual se destacou  Minha Sereia, seu maior êxito.  Também apresentou-se ao lado de figuras como Dominguinhos, Genival Lacerda, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo.