Geral

Seduc inicia formação para professores que atuam com alunos surdos

23/03/2016
Seduc inicia formação para professores que atuam com alunos surdos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) iniciaram na terça-feira (22), no Centro de Formação Ib Gatto, no Cepa, a capacitação de 80 professores das redes públicas estadual e municipais que atuam em escolas com estudantes surdos.

Com carga horária de 100 horas, o curso vai habilitar os educadores em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como também apresentar particularidades do processo de desenvolvimento e aprendizado do estudante surdo. As aulas acontecem uma vez por semana na sede do CAS, na Rua Ernesto Gomes Maranhão, na Jatiúca, e se estendem até dezembro.

 A ideia do curso surgiu a partir de uma preocupação da Seduc em melhorar a comunicação entre os professores e os alunos surdos, conforme explica a supervisora de Educação Especial do órgão, Ana Paula Narciso.

“Problemas na comunicação interferem no aprendizado do estudante e, por isso, desenvolvemos esta formação para habilitar nossos professores a serem bilíngues, o que afetará positivamente a aprendizagem dos alunos. Esta ação atende a uma das metas do Plano Estadual de Educação e os professores que participam desta capacitação atuarão como multiplicadores deste conteúdo em suas escolas”, explica Ana Paula.

Novo olhar

Os alunos do curso destacam que a formação ofertada pelo Estado traz um olhar mais amplo sobre a educação de surdos e possibilitará um melhor atendimento às demandas deste público.

É o caso da Valdirene Rocha, que atua na 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), na Baixa Maceió. Após fazer o curso de Libras do CAS, ela decidiu aprimorar seus conhecimentos nesta área.

“Sou apaixonada pela educação especial e optei pelo curso porque me trará novos horizontes sobre o processo educacional. Também estou fazendo pós-graduação em Libras”, conta.