Geral

Secretaria de Saúde amplia qualificação de leitos de UCI e UTI

22/03/2016
Secretaria de Saúde amplia qualificação de leitos de UCI e UTI

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, conseguiu junto ao Ministério da Saúde (MS) a atualização do Plano de Ação da Rede Cegonha, permitindo a qualificação de 14 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCIs) da Casa de Saúde Santo Antônio, oito leitos também de UCI da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima e dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Açúcar, utilizando recursos da própria Rede que caso não fossem utilizados seriam devolvidos ao Ministério.

No encontro, ficou definido um calendário de pagamento dos incentivos que devem ser repassados às maternidades, estabelecendo o dia 15 de cada mês para o repasse do Pro Hosp e no dia 25 de cada mês, o pagamento do Programa de Implementação da Rede de Atenção Materno-Infantil de Alagoas (Promater).

O Pro Hosp é um programa estadual fundamentado em uma parceria com os hospitais públicos e filantrópicos que prestam serviços ao SUS. Pelo programa, os repasses ficam condicionados ao cumprimento de compromissos e metas pactuados.

O Promater disponibiliza investimentos para estruturar e fortalecer a assistência materno-infantil nas 13 microrregiões de saúde do Estado. O programa prioriza descentralizar a estrutura dos leitos obstetrícios, além de reestruturar as salas de parto para uma melhor assistência ao recém-nascido e ainda garantir o transporte adequado a gestantes e recém-nascidos, formando uma rede capacitada.