Geral
Região dos quilombos participa de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro
Para fomentar a economia dos Estados por meio da atividade turística, técnicos dos municípios alagoanos foram capacitados para se enquadrar nas exigências do Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo (MTur), que prevê a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em 2016.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) encerrou, nesta segunda-feira (21), as oficinas da categorização dos municípios das regiões turísticas, voltadas para representantes da região dos quilombos, com o intuito de abrir diálogo com representantes do segmento no poder público municipal e todo o trade turístico local.
Na ocasião, os municípios tiveram a oportunidade de conhecer o programa e a documentação exigida para que sejam inseridos no sistema disponibilizado pelo MTur e georreferenciados para o Mapa do Turismo 2016.
Para serem inseridos no sistema, os municípios têm a obrigação de disponibilizar um órgão e/ou departamento do governo municipal responsável pela atividade turística, constar a atividade no quadro de despesa detalhada na Lei Orçamentária Anual, aprovada em 2015 e vigente em 2016, e entregar o termo de adesão ao Programa, devidamente assinado.
Para a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, a iniciativa é muito importante para unir forças e potencializar o turismo das regiões. “Todos os gestores buscam o desenvolvimento dos seus municípios, por isso é muito importante o engajamento de todos para que possamos construir um futuro diferente para a nossa população”, explicou.
Os municípios que forem contemplados no Mapa do Turismo 2016 estarão aptos a concorrer a recursos públicos federais, através dos editais do Ministério do Turismo.
Mapa do Turismo Brasileiro
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur Nº 313, de 3 de dezembro de 2013, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas para o segmento.
Segundo o supervisor de Estudos e Pesquisas da Sedetur, Francis Hurst, esta 5ª edição do Mapa deverá ser lançada ainda no primeiro semestre de 2016. “Esse trabalho é o que define as áreas que deverão ser trabalhadas prioritariamente. Então é muito importante a participação dos municípios para que estejam preparados e aptos a galgar recursos e desenvolver o turismo das regiões”, explicou Hurst.