Geral
Pindorama solicita instalação de unidade de pesquisa e demonstração ao Programa de Grãos de AL
A Cooperativa Pindorama foi uma das instituições da agricultura familiar que passaram a integrar a Comissão de Grãos, grupo equivalente ao Programa de Grãos Estado desenvolvido pela Secretaria da Agricultura (Seagri). A cooperativa solicitou durante rodada de negócios do Programa de Incentivo à Produção de Grãos, a instalação de uma unidade de pesquisa e demonstrativa de produção de milho e soja.
O encontro, que aconteceu na última segunda-feira, 7, teve o objetivo de aproximar produtores com áreas disponíveis e empresários dispostos a arrendar terras para o respectivo plantio de milho e soja. A rodada registrou a participação de investidores de Sergipe, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.
Na oportunidade, Klécio Santos, destacou a importância de ampliar os índices de produção de milho e soja. “Precisamos criar uma cadeia com maior autonomia para esses dois produtos. Por muitas vezes, ficamos reféns dos altos preços de comercialização e não encontramos alternativas para exploração. É preciso preencher essa lacuna”, disse.
Klécio também parabenizou o empenho da Seagri e secretário Alvaro Vasconcelos, pela pontualidade do Programa. “Nesse processo de novos rumos para o cultivo de grão,a Pindorama acredita que a participação do empresariado do nosso é indispensável. Estamos prestes a testemunhar mudanças significativas no volume de produção, linhas de pesquisa de precisão e experiência com o mercado”, finalizou Klécio Santos.
A Comissão de Grãos é composta por 25 instituições ligadas ao setor produtivo de Alagoas, entre elas : Faeal,Emater-AL, Embrapa e Universidade Federal. A Coopervales também entrou para programa, dispondo mais de 12 mil hectares de terra para cultivo de milho e soja.