Geral
Prefeitura de Coruripe realiza quinta edição do mutirão de combate ao Aedes Aegypti nas comunidades
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quinta (17) a 5ª edição do mutirão de combate ao Aedes aegypti nas comunidades. Em média, 50 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e de endemias, participaram da ação em Santa Terezinha que contou também com o apoio do Instituto Amigos da Natureza (Inan). Os agentes visitaram casas e terrenos a procura de focos do mosquito e também com o intuito de orientar a população sobre como evitar a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.
Para o aposentado Américo Trajano, combater o mosquito é ótimo para a comunidade. “O mutirão ajuda muito, principalmente porque trabalha com a conscientização da vizinhança, afinal se apenas um deixar de fazer sua parte todos podem acabar sofrendo por isso”, disse ele.
Simultaneamente à ação, equipes do Programa de Saúde na Escola (PSE) e do Núcleo de Promoção à Saúde (Nups), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizaram na Escola Santa Terezinha uma gincana com o tema “Contra a dengue, o melhor remédio é a sua atitude. As crianças participaram de jogos de perguntas e respostas, brincadeiras, fizeram paródias e elaboraram cartazes, tudo com o intuito de envolve-las e torna-las multiplicadoras de conhecimento e motivadoras da luta contra o mosquito.
As iniciativas fazem parte das estratégias traçadas pelo Comitê de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, formado em janeiro deste ano com representantes de todas as secretarias municipais e outros órgãos da cidade incluindo não governamentais. São várias frentes de atuação envolvendo setores como comunicação, educação, saúde e limpeza, numa soma de esforços para maximizar os efeitos do combate ao mosquito em Coruripe.