Geral
Workshop marca o lançamento do Prêmio MPE Brasil 2016 em Alagoas
Seguir em busca da excelência na gestão não é uma tarefa fácil para milhares de Micro e Pequenas Empresas do Brasil. Para revelar cada detalhe desta caminhada, o Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e o Sebrae em Alagoas convidaram duas empresas vencedoras do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, o MPE Brasil, para o II Workshop Rumo à Excelência. O encontro foi realizado na noite desta quarta-feira (16), no auditório da Casa da Indústria, e marcou o lançamento da edição 2016 do Prêmio.
Mais de 200 pessoas, entre empresários, estudantes e profissionais de áreas afins, acompanharam as histórias e os casos de sucesso dos empresários Tiago Nogueira, diretor da P!us Agência Digital, empresa vencedora da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil – ciclo 2015, e Neuzete Domingos, diretora da Análise Contábil – vencedora das etapas estadual e nacional do MPE Brasil – ciclo 2014.
Considerado um momento de trocas de conhecimento e aprendizado com as empresas que exercem diariamente as melhores práticas de gestão no mundo, o talk show com a as organizações vencedoras demonstrou como estas Micro Empresas, uma de Maceió e outra de Arapiraca, adotaram o MEG e passaram a ter uma gestão conceituada, alinhada e competitiva. Além disso, mostraram como trabalham dia após dia pela excelência e se destacam pelo bom desempenho, inovação e sustentabilidade de suas ações institucionais.
Na cerimônia de abertura do II Workshop, Ronaldo Moraes, Diretor Técnico do Sebrae em Alagoas, ressaltou a importância da parceria entre MAC e Sebrae em prol da qualidade e atendimento às MPE alagoanas.
“O Sebrae atende a mais de 42 mil empresas em Alagoas. Ter essas empresas participando do Prêmio MPE Brasil tem um significado especial para nós, além de se tornarem uma fonte de inspiração para muitos outros. O importante é que as empresas conheçam e/ou continuem aplicando o Modelo de Excelência na Gestão (MEG), pois desta forma, terão maiores oportunidades de manterem seus negócios em meio às atuais adversidades”, afirmou Ronaldo Moraes.
O marketing da Rede Giraffas
Dando continuidade à programação do II Workshop Rumo à Excelência, o palestrante convidado, Ricardo Guerra, Diretor de Marketing da rede Giraffas, foi enfático ao ressaltar a importância da participação das Micro e Pequenas Empresas no Prêmio MPE Brasil, o que para ele, é uma forma de trabalhar com a motivação do empresário e de sua equipe.
“Empreendedorismo não é ciência, nem arte, é prática. São as Micro e Pequenas Empresas que fazem a economia girar. Para ter sucesso é preciso paixão, trabalho, esforço, ser muito bom, servir, ter ideias, persistência e foco. Tudo isso alinhado com estratégias e tendências”, afirmou Ricardo Guerra.
O diretor de marketing da rede que já atua no mercado há 35 anos, contou ainda um pouco sobre a história do Giraffas, em termos de gestão e superação, compartilhando suas experiências no mundo dos negócios e relacionamento com os franqueados da marca. O evento foi realizado pelo MAC e o Sebrae em Alagoas, e contou, também, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e da Braskem.
Cenário das Micro Empresas no Brasil
Anualmente, é crescente o número de Micro e Pequenas Empresas que buscam o reconhecimento de sua gestão. Prova disto, é que na edição anterior, pelo menos 2.415 empresas concorreram ao Prêmio e seis delas foram finalistas, são elas: Fazenda Padre Cícero, Biscoitos Caseiros D’Lícia, Destak Magazine, Pousada Barra Velha, Fonoclin e Plus Agência Digital.
Para Manuel Marques, presidente do Conselho do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), a organização está na expectativa de ver o estado de Alagoas sendo bem representado, mais uma vez, na edição nacional do Prêmio MPE Brasil. “Acreditamos que uma ou mais dessas seis empresas possam sair vencedoras da etapa nacional, que acontecerá no próximo mês, em Brasília”, concluiu.
A edição Alagoas do Prêmio MPE Brasil é coordenada pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), em parceria com o Sebrae em Alagoas, alicerçado pelo Modelo de Excelência na Gestão®, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Inscrições MPE Brasil 2016
A partir do dia 15 de abril, estarão abertas as inscrições para o maior Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil, edição Alagoas. As empresas de todo o estado interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente através do site www.alagoascompetitiva.org.br. Os participantes recebem uma avaliação da gestão de suas empresas e ficam mais bem preparados para alcançar os objetivos. Mais informações também podem ser obtidas na sede do Sebrae em Alagoas, localizada no Centro de Maceió.
As empresas interessadas devem se enquadrar em características de normas nacionais, tais como: receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, ter completado pelo menos um ano fiscal, ter domicílio fiscal no estado de Alagoas e comprovar regularidade fiscal e estatuária da empresa inscrita. Além disso, devem estar ligadas a uma destas categorias: Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Turismo e Serviços (empresas que não se enquadrem nas categorias supracitadas). Os inscritos poderão ainda optar por se candidatar ao ‘Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social’ e ‘Destaque de Inovação’.