Geral

Educação intensifica ações de combate ao Aedes em Palmeira dos Índios

17/03/2016
Educação intensifica ações de combate ao Aedes em Palmeira dos Índios
 

Desde que o índice de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti subiu em todo o Estado, órgãos competentes na área da saúde, educação e limpeza iniciaram diversas campanhas de combate e prevenção ao vetor. O mosquito que transmite a dengue, febre chicungunya e o zika vírus, tem deixado toda a população e os órgãos públicos em alerta. Em Palmeira dos Índios não tem sido diferente. Todas secretarias municipais, sobretudo as da Saúde e da Educação, tem travado campanhas e mutirões para orientar toda a população sobre a prevenção e erradicação de focos do mosquito.

Desde que as aulas na rede municipal de ensino iniciaram, no último mês, diversas escolas têm realizado palestras educativas, mutirões comunitários e atividades que envolvam alunos e comunidade no combate e prevenção. Uma das unidades de ensino que está desenvolvendo ações é a Escola Municipal Antônio Fernandes da Costa, situada no Sítio Moreira. Sob a coordenação das professoras Samila Costa e Wilza Rocha, os alunos realizaram um mutirão na comunidade, informando aos moradores os sintomas das doenças, cuidados com a casa e formas de prevenção, além de panfletagem.

A rede infantil também está envolvida no combate ao vetor. O Centro Infantil Jane Sampaio, localizada no bairro Palmeira de Fora, iniciou o projeto “Aprendendo tudo sobre a dengue na Educação Infantil”. Os pequenos confeccionaram bonecos que representam o Aedes aegypti como forma de conhecer os aspectos físicos do mosquito, usando da criatividade e do lado imaginário das crianças, facilitando a compreensão sobre o assunto. Além da parte prática, os alunos estão aprendendo formas de contágio, prevenção e combate, assim como melhorar os hábitos de higiene que ajudam a manter a saúde em dia.

“O setor educacional tem o potencial de alcançar um grande público, se tornando um importante centro de mobilização e conscientização da comunidade, interna e externa, para o combate à proliferação do mosquito”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semede) de Palmeira dos Índios, Luiz Lobo.