Geral
Sebrae em Alagoas recebe visita de cônsul canadense
Dando continuidade a agenda que lhe trouxe à Maceió, Todd Barrett, Cônsul Comercial de Ontário, Canadá, participou na tarde dessa terça-feira (15), de uma reunião com diretores do Sebrae em Alagoas, representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI) em Maceió, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas (Assespro/AL) e Softex Recife. O encontro, realizado na sede do Sebrae, serviu para que o Cônsul pudesse conhecer alguns dos avanços do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Alagoas, bem como discutir ações futuras.
Durante a reunião, Todd Barrett se inteirou do ambiente empresarial de Alagoas, e de como o estado se tornou referência nacional após a instalação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Barrett também conheceu as ações do Sebrae junto às empresas do APL TI e do futuro Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (TICs), no bairro do Jaraguá, em Maceió.
O Cônsul destacou que as empresas canadenses sempre buscam descobrir iniciativas que têm dado certo pelo mundo e que sua visita foi estimulada por esse objetivo. "Minha visita foi feita com o intuito de conhecer o trabalho do Sebrae de perto, conhecer as regiões para entender as demandas e o que acontece por aqui no setor de TI. Também temos interesse em trocar experiências para que nossas startups cresçam sempre pelos pilares da infraestrutura, investimento e mão de obra qualificada", afirmou Todd Barrett.
Marcos Vieira, superintendente do Sebrae em Alagoas, ressaltou que a visita de Todd Barrett marca a volta do diálogo do Sebrae com o Canadá, visto que a instituição já teve, há alguns anos, parcerias com a Província de Québec para desenvolver a Cadeia Produtiva de Leite no estado. O superintendente também lembrou que esta é uma época em que as empresas busquem retomar relações com outros países.
"Este é um bom momento para que Alagoas e o Brasil como um todo voltem a se aproximar do Canadá e do mercado exterior. A internacionalização das empresas ajuda a criar mais parcerias e soluções para as Micro e Pequenas Empresas de Alagoas, sobretudo na área de tecnologia, que muito contribui para impulsionar o desenvolvimento no estado", finalizou Marcos Vieira.
De acordo com Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas, a visita do Cônsul e o interesse internacional no que vem sendo feito no segmento de TI no estado, comprova que o trabalho já colhe bons frutos em pouco tempo. O diretor ainda citou o exemplo da Hand Talk, que teve seu aplicativo eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU), como a melhor ferramenta social do mundo.
"Essa visita reforça a importância do trabalho feito pelo APL de TI e mostra que estamos no caminho certo, sobretudo com o Polo de TICs, que vai aproveitar Jaraguá para gerar inovação. Começamos a trabalhar as empresas de TI, com mais intensidade, a pouco mais de três anos. É algo novo e que nos surpreendeu positivamente e já mostra exemplo para o mundo inteiro", disse Ronaldo Moraes.
Sobre o Polo de TICs
Criado para trazer melhorias para as empresas de tecnologia no estado, o polo será um espaço de intermédio entre os governos estadual e municipal, empresas e instituições de ensino público e privado. O polo visa, também, contribuir para o desenvolvimento da cultura e turismo para a região de Jaraguá, que possui grande parte do patrimônio histórico e arquitetônico de Maceió.
O equipamento, que será concluído no segundo semestre, terá salão multiuso para 700 pessoas, setor educacional destinado a área acadêmica, biblioteca, núcleo de ideias, um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas, além comportar até 40 empresas de pequeno, médio e grande porte.