Geral
SMS promove campanha de combate à tuberculose
Com o objetivo de esclarecer e alertar a população sobre os riscos e sintomas da tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, na próxima segunda-feira (21), uma mobilização para intensificar o controle da doença em Maceió. As atividades serão realizadas nas unidades de saúde, no período de 21 a 31 de março, tendo como o Dia D da campanha o dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
As atividades serão desenvolvidas pelos profissionais de saúde das unidades, com usuários de forma geral e com os grupos de gestantes e de idosos, visando orientar a população e realizar a busca de sintomáticos respiratórios. Mesmo com foco no diagnóstico de novos casos, a ação se propõe também a resgatar os usuários que reforçam os registros de abandono do tratamento – normalmente pacientes em situação de vulnerabilidade social, como usuários de drogas, álcool ou pacientes psiquiátricos – buscando convencê-los a retomar a medicação adequada.
Em Alagoas, há um índice de abandono de tratamento de 8,8%, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza 5,5%. O índice de cura também está abaixo do recomendado pela OMS. Dos 1.115 casos registrados em 2014, apenas 59,6% evoluíram para cura, quando o previsto é 85%. Do total desses casos, 50% ocorreram em Maceió.
A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Tatiana Almeida, esclarece que um dos principais sintomas da doença é a tosse seca por mais de 15 dias e que os pacientes com suspeita da doença devem fazer o teste do escarro. “O diagnóstico e tratamento são feitos nas próprias unidades de saúde do município, já que a medicação não é vendida na rede particular e é fornecida pelo Ministério da Saúde. O acompanhamento é feito pelos profissionais com exames de escarro mensal e Raios-x”, explicou lembrando que a tuberculose é um problema de saúde pública e precisa de vigilância constante.
Além das atividades educativas – reforçadas com a distribuição de cartazes e panfletos informativos – os usuários que apresentarem os sintomas da tuberculose deverão ser submetidos à baciloscopia do escarro, método utilizado para a confirmação do diagnóstico. O exame será encaminhado para análise no laboratório de baciloscopia do município, que funciona no II Centro de Saúde de Maceió, localizado na Praça da Maravilha, no bairro do Poço.
Em Maceió, as ações acontecerão até o dia 31. Entre as atividades, está o ciclo de palestras do dia 15 ao 31, nos postos de saúde do Dique Estrada, Pam Bebedouro, João Paulo II e II Centro de Saúde.
Teste Rápido Molecular
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com um moderno equipamento para o teste rápido molecular de diagnóstico da tuberculose. O equipamento foi adquirido em 2014 e é fundamental para a detecção precoce de casos da doença, bem como a identificação da resistência à Rifampicina, medicamento utilizado no tratamento.
O Analisador e Extrator de Material Genético para Detecção de Mycobacterium tuberculosis GeneXpert foi doado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde (MS) e tem capacidade de realizar 400 exames mensais, com resultado disponível em 60 minutos. O aparelho se encontra no II Centro de Saúde de Maceió.
A máquina só trabalha com o escarro e substitui os testes de baciloscopia nos casos de amostras homogêneas, ou seja, aquelas em boa quantidade e sem a presença de nenhum resíduo, como alimentos, por isso é feita uma pré-seleção do que será analisado por meio do equipamento e o que será feito no modo tradicional.
A máquina, por trabalhar com a análise do DNA do material recolhido, proporciona maior precisão nos resultados e auxilia também no diagnóstico de tuberculose de pacientes com HIV. “O soro positivo não consegue produzir secreção em grandes quantidades e pela máquina apresentar uma sensibilidade maior, é detectado com mais facilidade do que na baciloscopia”, ressalta a bióloga Beatriz Jatobá, responsável pela realização dos testes no II Centro.