Geral
Sistema OCB lança Manual Contábil para o Ramo Transporte
O Sistema OCB* vai lançar um Manual Contábil para as cooperativas de transporte de cargas e passageiros. O objetivo do material é alinhar os processos operacionais, contábeis e tributários das cooperativas, além de orientá-las quanto à observância das legislações específicas do setor de transporte.
De acordo com o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, o manual técnico foi elaborado por uma empresa especializada, contratada pelo Sistema OCB Nacional, e obteve a homologação do Conselho Consultivo do Ramo Transporte. O material está em fase final de revisão e diagramação para ser lançado em julho durante o III Seminário Nacional do Ramo Transporte.
“Acreditamos que a implementação desse manual será de grande utilidade para as cooperativas de transporte e que sua aplicação também vai mitigar significativamente os riscos de autuações por órgãos fiscalizadores”, explica Marcos Rocha.
Contudo, enquanto o material não é lançado, o Conselho Consultivo do Ramo Transporte disponibilizou um Plano de Contas e das Demonstrações Contábeis para as cooperativas de transporte anteciparem os ajustes necessários para a implementação dos novos modelos. “Essa é uma forma das cooperativas se organizarem e se anteciparem para a implementação do manual contábil que é complexo e vai requerer auxílio das áreas Contábil e Tecnologia da Informação”, pontua o presidente do Sistema OCB/AL.