Geral

Eletrobras Alagoas realiza "faxinaço" no prédio sede da empresa

04/02/2016
Eletrobras Alagoas realiza "faxinaço" no prédio sede da empresa
Nesta quarta-feira (03), colaboradores da Eletrobras Distribuição Alagoas saíram das salas de trabalho para ambientes externos do prédio, em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Uma verdadeira força-tarefa montada para fortalecer o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O prédio sede da Empresa foi o primeiro a passar pela inspeção, a fim de identificar possíveis locais onde o mosquito possa se proliferar. Amanhã, o ‘faxinaço’ será na unidade do Tabuleiro, onde funcionam a área de manutenção e o almoxarifado da Distribuidora. A ação será a mesma: todos em busca de eliminar locais favoráveis ao desenvolvimento no mosquito. A Eletrobras está engajada nas ações de combate ao Aedes aegypti e tem realizado campanhas internas de conscientização, além de usar as redes sociais para difundir as medidas que devem ser adotadas para erradicar o mosquito. A Empresa também prepara mensagens para a fatura de energia e para a Unidade de Rápido Atendimento (URA) do seu call center. “Precisamos reforçar o combate ao mosquito e nos precaver de todas as formas. A situação é muito séria e não podemos permitir que as instalações de nossa Empresa contribuam para a proliferação do mosquito. Vamos aproveitar para aderir à campanha no trabalho e levar para nossas casas. Para isso, é muito importante o apoio de todos os colaboradores”, afirmou o assistente de diretoria de Gestão, Sérgio Miranda. Para ele, os cuidados devem ser redobrados no trabalho e também em casa. O engenheiro de segurança, Rafael Clemente, compôs o grupo que inspecionou o prédio sede e foi de sala em sala para distribuir panfletos educativos e passar a mensagem de reforço quanto à necessidade de combater o mosquito. “Esse trabalho não é só do pessoal da limpeza, é de todos nós. E não pode ser apenas de um dia, é permanente”, enfatizou.

COMISSÃO

Também nesta quarta-feira, a Eletrobras instituiu uma comissão que irá tratar desse assunto na Empresa. O grupo é formado por colaboradores das áreas de comunicação, saúde e medicina do trabalho, leitura de medidores, administração e sustentabilidade.

Conheça o mosquito Aedes aegypit e saiba como combater

O Aedes aegypti só coloca seus ovos em água limpa, não necessariamente potável, mas obrigatoriamente com pouco material em decomposição. Ele ataca em plena luz do dia, pois está muito mais ativo no período diurno, em especial no início da manhã e no fim da tarde, alimentando-se de sangue, geralmente das partes baixas do corpo, como pés e canelas. O Aedes aegypti é um mosquito discreto, raramente notado quando se alimenta de sangue, e muito arisco, fugindo com qualquer movimento mais brusco. Em geral, o mosquito possui um tempo de desenvolvimento – da eclosão da larva até o aparecimento do adulto, que varia de acordo com a temperatura, levando cerca de 8 a 10 dias no verão. O Aedes aegypti coloca os ovos na parte úmida próxima à lâmina d’água e não diretamente na água. Eles são capazes de ficar até um ano no seco e permanecer viáveis, capazes de originar mosquitos adultos quando encontram as condições propícias para eclodir. Por isso, é importante reforçar para a população que alguns cuidados básicos em relação aos reservatórios de água são fundamentais para o controle do vetor da dengue, zika e chikungunya: Tampar caixas e tonéis de água; Desentupir ralos que possam acumular água; Jogar fora pneus velhos, Evitar deixar garrafas, tampinhas e recipientes que possam acumular água da chuva em área descoberta e virá-los de cabeça para baixo; Eliminar pratinhos com água embaixo dos vasos de planta.