Geral

Capela: prefeito convida população para mutirão contra glaucoma e catarata

25/01/2016
Capela: prefeito convida população para mutirão contra glaucoma e catarata
O prefeito Eustaquinho Moreira e o secretário de saúde, Alessandro Ramos, convidam a população capelense para o mutirão de prevenção contra o glaucoma e a catarata, que será realizado nesta segunda-feira, 25, na Escola Municipal Porfírio Soriano, a partir das 7h da manhã. O mutirão é resultado de parceria entre a prefeitura, a Secretaria de Saúde e o Instituto Oftalmológico de Alagoas e todos os atendimentos serão ofertados gratuitamente aos pacientes. De acordo com o prefeito, o evento caracteriza mais uma ação efetiva para cuidar da saúde da população por meio da prevenção. “Temos promovido inúmeras ações no município e esta será mais uma que concederá as pessoas a oportunidade de realizarem exames preventivos de glaucoma e catarata gratuitamente. Inicialmente, serão distribuídas 300 senhas e estamos com o objetivo de ampliarmos estes atendimentos. Temos a convicção que a ação desta segunda-feira, nos apresentará um resultado bastante satisfatório”, explicou o prefeito. Para que as pessoas recebam os atendimentos, precisam levar ao local fotocópias do RG, CPF e cartão SUS.

O QUE É GLAUCOMA?

Tipos Glaucoma de ângulo fechado (agudo) O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Casos de glaucoma agudo são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo crônico da doença, em que a pressão ocular desenvolve-se lenta e silenciosamente e, aos poucos, vai danificando a visão. Glaucoma de ângulo aberto (crônico) O glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual. Glaucoma congênito O glaucoma congênito é, como o próprio nome diz, o tipo em que a criança já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e se descoberto, deve-se tratar imediatamente. Glaucoma secundário Por último, o glaucoma secundário costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

Causas

Por razões que a medicina ainda não compreende totalmente, o aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular) é geralmente, mas nem sempre, associada à lesão do nervo óptico, que caracteriza o glaucoma. Esta pressão acontece devido ao aumento de um líquido chamado de humor aquoso, que é produzido na parte anterior do olho ou por uma deficiência de sua drenagem através de seu canal. Quando há um bloqueio desse fluido do olho, este provoca o aumento da pressão ocular. Na maioria dos casos de glaucoma, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo óptico. A doença também pode acometer crianças, embora elas não manifestem nenhum tipo de sintoma. Crianças podem vir a apresentar glaucoma congênito de evolução tardia que acontece nos primeiros anos de vida ou glaucoma juvenil que surge geralmente aos quatro ou cinco anos de idade. Mesmo não havendo sintomas, as crianças podem sofrer danos no nervo ótico também.

O que é Catarata?

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão. Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer. A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.