A primeira rodada de capacitações de 2016 do Sebrae em Alagoas será voltada para os Microempreendedores Individuais (MEI), com a atualização das soluções SEI reunidas na grande rodada de oficinas SEI Administrar meu Negócio. As aulas acontecem na próxima semana, de segunda (25) a sexta-feira (29), das 18h às 22h, no prédio sede do Sebrae, no Centro de Maceió, e as inscrições podem ser feitas no site da instituição ou pelos telefones 4009-1600 e 0800-570-0800. Assim como o novo ano, esta rodada de oficinas traz novidades. O conteúdo foi atualizado com reformulação do repasse de conteúdo, deixando a aplicação de oficinas individuais para trás e adotando a proposta de um grande curso dividido em cinco módulos, repassados em mais tempo de reunião de grupo – de três para quatro horas aula por dia. As dinâmicas internas também foram aperfeiçoadas, para facilitar o aprendizado dos participantes. Desta forma, a oficina SEI Administrar meu Negócio está dividida nos seguintes módulos: SEI Empreender, para ajudar os participantes a desenvolver esse tipo de características; SEI Planejar, para identificar oportunidades, conhecer ferramentas e melhorar o desempenho; SEI Controlar meu dinheiro, com princípios básicos de gestão para otimizar os recursos da empresa; SEI Comprar, para aprender a negociar qualidade, preço e prazo com fornecedores; e SEI Vender, que vai demonstrar como calcular o valor ideal de seu produto ou serviço e alcançar mais clientes. A ideia de começar as capacitações do ano com as oficinas SEI – voltadas exclusivamente para as necessidades dos microempreendedores – foi uma forma de aproveitar sua presença no atendimento do Sebrae durante o mês de janeiro, quando procuram ajuda dos colaboradores e consultores para preencher a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), documento obrigatório que deve ser entregue à Receita Federal. “Aproveitamos a presença desses empresários no fluxo de atendimento e ofertamos a opção de mais conhecimento. O SEI Administrar meu Negócio tem uma proposta mais dinâmica e completa, ao invés dos antigos formatos de oficina isolada, uma ótima oportunidade de atualização para os MEI”, defendeu Danisson Reis, analista da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae em Alagoas. Perfil do MEI
O portal do Sebrae (www.sebrae.com.br) traz mais informações sobre as oficinas SEI e outras soluções para empreendedores de diferentes portes. Oferece, ainda, artigos, vídeos e audiobooks como fonte de pesquisa e estudos para os empreendedores. Além disso, traz informações mais técnicas, como um perfil dos Microempreendedores Individuais no país, levantado pelo Sebrae Nacional. A figura do MEI foi criada em julho de 2009, fruto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006), como a categoria empresarial que fatura até R$ 60 mil por ano (uma média de R$ 5 mil por mês). Permitiu a formalização de milhares de prestadores de serviços, que atuam em pequenos comércios ou trabalham em casa, dando-lhes acesso a CNPJ, emissão de nota fiscal, direitos da Previdência Social (como aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade) e benefícios voltados para pequenos negócios, como crédito diferenciado e acesso a compras públicas. De acordo com o levantamento do Sebrae (dados de 2012), entre os motivos que levaram essas pessoas a tornar-se MEI, 69% estavam em busca dos benefícios do registro formal e 31% queriam garantir benefícios do INSS. Os impactos após a formalização foram sensíveis, com 55% apontando para aumento de faturamento do negócio, melhoria do controle financeiro para 52% deles e ampliação dos investimentos para 54% dos MEI. Tais medidas podem ser relacionadas à aproximação com o Sebrae e sua constante oferta de cursos, capacitações e orientações a empreendedores de todos os portes.