Geral

Semtabes encerra 2015 com bons resultados

31/12/2015
Semtabes encerra 2015 com bons resultados
Em 2015, muitas foram as realizações da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Na intermediação de emprego, feita pelo Sine da Prefeitura, que fica ao lado da estação Ferroviária de Maceió, foram mais de 3.300 pessoas inseridas no mercado de trabalho. Mais de 14.000 pessoas foram atendidas nos diversos serviços oferecidos pelo órgão – emissão de Carteira de Trabalho, entrada no seguro-desemprego e cadastro no banco de vagas de emprego. O Sine participou ainda de 20 ações itinerantes levando serviços de emissão de carteira de trabalho a diversas comunidades, sempre em parceria com outras instituições. Mas, para a diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, Vanessa Beltrão, um desafio ainda precisa ser vencido. “Uma das grandes dificuldades na hora de preencher as vagas que são demandadas para nós é o baixo nível de escolaridade. Então precisamos vencer isso em 2016. Precisamos que as pessoas se conscientizem para a necessidade de se qualificar, de voltar aos estudos e concluí-los, enfim, de se prepararem para o mercado de trabalho, mesmo!”, destacou Vanessa.

Salas do empreendedor

Já no empreendedorismo, o destaque foi para a implantação de três Salas do Empreendedor em três bairros com grande potencial empreendedor que são Jacintinho, Benedito Bentes e Jaraguá. O objetivo destas salas é trazer mais agilidade e desburocratizar o processo de formalização de empresas e principalmente, dar o apoio necessário para o fomento do empreendedorismo local. Só este ano, mais de 1000 empreendedores foram atendidos. A criação dos espaços está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, legislação em vigor no Brasil desde 2006 que confere tratamento diferenciado para o desenvolvimento e fortalecimento de pequenos negócios. Em Maceió, as Salas do Empreendedor contam com uma gestão compartilhada entre Semtabes, Sebrae e Associação Comercial e permitem que os empreendedores maceioenses tenham acesso à orientação empresarial, capacitações e formalização. “Em tempos de crise, o que segura o Brasil são os pequenos empreendedores. Sabemos que 98% das empresas brasileiras são médias, micro, pequenas e nano. Apenas 2% são grandes. Apesar de toda a crise, é esse povo que trabalha e que dá o seu suor, que é criativo e empreende que faz com que o Brasil não pare. Incentivar o empreendedorismo é uma das principais ferramentas para geração de emprego e renda e dinamização da economia local”, disse Solange Jurema, secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária. No Shopping Popular, as reivindicações de estrutura foram atendidas e está prevista para 2016 a implantação de novos serviços para movimentar mais o local.

Economia solidária

Além disso, a Semtabes incentiva a geração de renda também por meio da Economia Solidária. Atualmente, a secretaria trabalha com 80 grupos de economia solidária presentes em 24 bairros de Maceió. A Semtabes conseguiu levar os grupos a diversos pontos de comercialização como a Rua Fechada da Ponta Verde, aos domingos, de segunda a sábado, no Mercado do Jaraguá, e em outras ações pontuais como, por exemplo, exposições nos principais shoppings da cidade, além da inserção dos produtos em uma grande loja de presentes. Atualmente, os grupos de economia solidária estão comercializando seus produtos no Pátio Shopping, até 6 de janeiro e no Maceió Shopping até fevereiro de 2016. Com a temática Natal e Maceió 200 anos, é possível encontrar produtos de decoração, peças de cama, mesa e banho e acessórios, que ganham um destino especial para a época, com preços acessíveis e valorizando o artesanato local. Está previsto para janeiro um espaço de comercialização no Parque Shopping, aproveitando o verão e a alta temporada na capital alagoana, época atrativa para os turistas. Nos mercados também houve avanços. “Nós conseguimos concluir o cadastro de permissionários de todos os mercados, um trabalho que não era feito desde 2007. Com isso, podemos ter uma base para planejar e executar ações de forma mais eficaz. No trabalho de reordenamento destes espaços públicos, trabalhamos de forma integrada com os outros órgãos e secretarias do município e apesar de sabermos que há muito por fazer, também reconhecemos as melhorias que já foram feitas. Sabemos do desafio de solucionar um problema de décadas, mas estamos no caminho certo. Este ano, também abrimos um edital de chamamento público para concessão de uso dos espaços públicos. Este chamamento é mais uma tentativa da Prefeitura de buscar parcerias que tragam soluções ou minimizem problemas existentes no Município, beneficiando a população maceioense em diversos aspectos”, explicou a diretora de Abastecimento da Semtabes, Íria Almeida.