Geral

Semed divulga calendário de matrícula para alunos novos em Maceió

31/12/2015
Semed divulga calendário de matrícula para alunos novos em Maceió
No Diário Oficial do Município (DOM), desta quarta-feira (30), foram divulgadas as datas que definem o processo de pré-matricula online para estudantes interessados em ingressar na rede municipal de ensino. Para estes, a pré-matrícula online ocorrerá no período de 18 a 31 de janeiro de 2016 pelo site: www.maceio.al.gov.br ou http://prematricula-maceio.caedufit.net/. A coordenadora de matrícula da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kay Guimarães, chama atenção dos pais ou responsáveis que irão fazer a pré-matrícula online do seu filho quanto as informações solicitadas no momento do cadastro. Para evitar possíveis erros, a coordenadora ressalta que é necessário ter em mãos o nome da escola, a data de nascimento correta do seu filho e o ano que vai estudar. “Para termos termos bons resultados é preciso bons cadastros. Isso significa, evitando erros para gerar o encaminhamento correto de matrículas”, explica. Kay reforça que todo processo de matrícula para alunos novatos será online, sendo assim, não haverá necessidade de o pai ser o primeiro a fazer o cadastro, pois segundo ela, o critério de seleção não é ordem de chegada. No último ano houveram muitos erros de cadastro, por conta de falta de informação como ano de escolarização, nome da criança, e nome correto da escola. “Não adianta o pai querer ser o primeiro a fazer o cadastro, pensando em ser o primeiro a garantir a vaga e não ter todas as informações necessárias”, salienta. Os pais ou responsáveis conhecerão o resultado da pré-matricula online no site da Prefeitura de Maceió, entre os dias 12 a 15 de fevereiro. No dia seguinte a divulgação do resultado da seleção online, os pais terão de 16 a 19 de fevereiro para efetivar a matrícula dos alunos novatos na escola. Depois de saber para qual escola a criança foi selecionada, os pais precisam levar toda a documentação para a efetivação da matrícula que contempla: certidão de nascimento, cartão bolsa família, cartão de vacinação- de criança até 7 anos-, cartão SUS, comprovante de residência, duas fotos 3×4, documento de escolarização (declaração ou histórico) e documento com foto do responsável.

Ano letivo

O ano letivo para as escolas que concluírem os trabalhos em 2015 até o dia 30 de janeiro terá inicio no dia 01 de março, e dia 04 de abril para as unidades de ensino que concluírem o ano letivo de 2015 até o dia 29 de fevereiro de 2016. Já as escolas em calendário especial o ano letivo de 2016 seguirá as orientações da coordenação de normas e legislação da Semed. Kay reforça que todas cumprirão as 200 dias letivo e 800 horas-aula como prevê a LDB. O processo de renovação para os alunos da casa que concluíram o ano letivo em 2015 teve início no dia 16 e se encerrou no dia 22 de dezembro. Já as escolas com previsão de encerramento do ano letivo de 2015 no ano vindouro, o processo de renovação da matrícula tem início no dia 11 de janeiro e vai até o dia 15 do mesmo mês. No dia 21 a 27 de janeiro ocorre a matrícula para os estudantes encaminhados – aqueles que mudam de escola da própria rede. Pelo segundo ano consecutivo, a Semed realiza a pré-matricula online. Dessa forma, os pais ou responsáveis pelos alunos solicitam suas vagas pela internet eliminando de vez a cultura de filas.

Serviço

Datas que organizam o processo de matrículas da rede municipal de Educação 16 a 22 dezembro- renovação para as escolas que concluíram ano letivo em dezembro; 11 a 15 janeiro- renovação para todas as outras escolas da rede; 21 a 27 janeiro- matrícula para os estudantes encaminhados (aqueles que mudam de escolas da rede); 18 a 31 janeiro- PRÉ-MATRÍCULA ONLINE 12 a 15 fevereiro- resultado da seleção online; 16 a 19 fevereiro- efetivação da matrícula dos novatos na escola. Ano letivo 2016 01 março- Início do ano letivo 2016 para escolas que concluíram ano letivo 2015 até janeiro. 04 abril- Início ano letivo 2016 para escolas que concluíram ano letivo 2015 em fevereiro. OBS: Estudantes que irão sair da Rede Municipal para a Rede Estadual, deverão fazer pré-matrícula online no site do estado. Documentos/ Efetivação da matrícula Certidão de Nascimento; Cartão Bolsa Família; Cartão Vacinação (até 7 anos); Cartão do SUS; Comprovante residência; Duas fotos; Documento de escolarização (declaração ou histórico); Documento com foto do responsável. Critérios de seleção/pré-matrícula online Idade; Proximidade da escola: Ter irmão na escola; Pessoa com deficiência; Estudante em correção de fluxo para escolas que ofertam (Correção de Fluxo é aluno com dois anos a mais da idade regular para o ano).