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Chã Preta: Ações de saúde em 2015 superam expectativas

30/12/2015
Chã Preta: Ações de saúde em 2015 superam expectativas
Apesar da crise na saúde nacional e dos frequentes atrasos nos repasses federais, a Prefeitura de Chã Preta fecha o ano de 2015 com um saldo positivo de ações da saúde municipal. Com a média populacional de pouco mais de 7mil habitantes o município de Chã Preta efetuou este ano 13mil 258 atendimentos médicos. O município conta atualmente com quatro PSFs (Programa Saúde da Família), sendo dois na zona urbana e dois na zona rural, e um ambulatório médico central, que oferecem para a população Chã-pretense atendimentos médicos de consulta, prevenção e promoção e reabilitação à saúde. Além disso, a Prefeitura oferta, todas as segundas e quartas, o chamado TFD (Tratamento Fora do Município) para os pacientes que precisam de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, neurologista e otorrinolaringologista; assim como transporte para as mulheres que necessitam fazer o exame de mamografia na capital alagoana. Entre janeiro e dezembro de 2015 o município efetuou 9mil 440 atendimentos de enfermaria, 8.462 atendimentos dentários, 578 citologias, 140 exames de próstata, 4mil 228 exames, 19mil 785 visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde, e 292 consultas médicas especializadas incluindo procedimentos cirúrgicos. De acordo com o vice-prefeito de Chã Preta, Maurício Holanda, as ações da saúde no município são resultados de planejamentos executados durante todo o ano, para que a crise nacional e as frequentes quedas no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) não atingissem aos cidadãos na área em que eles mais precisam. “Existem muitos estados e municípios em que a saúde está pedindo socorro, com serviços precários e atendimento reduzido, mas aqui em Chã Preta nós conseguimos passar esse período de crise de forma a não prejudicar a população”, disse. A Prefeitura oferta, além de um laboratório que permite que os usuários possam realizar exames de patologia clínica no próprio município, exames médicos de graça que seriam de difícil acesso para a população, como eletrocardiograma, ultrassonografia, pulsão de mama, biopsia e colposcopia_ procedimento que permite uma visão ampliada para identificar lesões da mucosa da vagina e do colo do útero que o olho nu não é capaz de perceber. A disponibilização desses exames no município, além de agilizar o atendimento aos usuários da saúde municipal, evita que os mesmos se desloquem para outras cidades. Através das ações do MAC (Média e Alta Complexidade), e do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) também é possível que o município ofereça atendimento aos pacientes que necessitam de serviços psiquiátricos e de ultrassonografia, psicológicos, ginecológicos, fisioterapeutas, e educação física, assistência social, de aferição de pressão e aferição de glicemia. Para o secretário de saúde de Chã Preta, Antônio Lima da Silva Júnior, a pasta da Secretaria de Saúde é um desafio, pois a demanda dos municípios é maior que a receita ofertada pela União, “para o mês de dezembro a Prefeitura teve que arcar com um déficit de mais de R$ 50mil, que ainda não foi repassada do Governo Federal para o Município, mas conseguimos pagar a folha de pessoal e demais despesas da Secretaria com recursos do próprio município”. Além dos atendimentos habituais do município, a Secretaria de saúde executa campanhas e ações extras, como campanhas de combate ao glaucoma, campanhas de vacinação, de combate ao Aedes aegypti_ mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zica vírus, combate a tuberculoso e HPV, entrega de preservativos, ações nas escolas de combate a hanseníase e geohelmintíases, para crianças entre 5 e 14 anos, vacina antirrábica, mutirões de limpeza na cidade, e participação em campanhas nacionais, como o outubro rosa e o novembro azul, e conferencias municipais da 4° Região de Saúde, a qual o município é integrado, para planejamento de ações. Para os usuários da saúde de Chã Preta a Prefeitura deixa disponível o número da Secretaria Municipal de Saúde_ 3204-1228_ nele os cidadãos podem deixar sugestões, reclamações e tirar dúvidas.