Geral

Inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foram prorrogadas

11/12/2015
Inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foram prorrogadas
As inscrições para a IV edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foram prorrogadas para o dia 14 de dezembro. Com isso, as prefeituras interessadas, e que ainda não enviaram projetos, deverão encaminhá-los ao portalhttp://pspe.sebrae.com.br/. Além disso, também deverão entregar duas cópias impressas do projeto, assinada pelo prefeito, na sede do Sebrae em Alagoas, no Centro de Maceió. Cada município poderá inscrever até dois projetos na premiação, sendo um em cada categoria. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae Nacional que visa reconhecer os principais projetos voltados para o desenvolvimento municipal através das Micro e Pequenas Empresas (MPE). Os projetos inscritos poderão ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor, sejam elas localizadas em áreas urbanas ou rurais. Podem participar do prêmio, prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE). As premiações vão para os gestores que tenham implantado iniciativas com resultados comprovados, mesmo que ainda parciais, de fomento ao surgimento e ao crescimento de pequenos negócios, e à modernização da gestão pública, desde que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de seu município. De acordo com Denise Caetano, analista da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae em Alagoas, mais de 30 prefeituras alagoanas já estão inscritas para esta edição do Prêmio. A analista destacou a importância de prorrogar a data de inscrição. “Com esta prorrogação, poderemos ter mais prefeituras aderindo à iniciativa, assim como, as que ainda estão com projetos em andamento, perto de serem finalizados, poderão melhorar a qualidade de suas propostas e fazer alguns ajustes”, afirmou Denise Caetano. A sede do Sebrae em Alagoas, fica localizada na Rua Dr. Marinho de Gusmão, número 46, Centro. A cópia deve ser enviada aos cuidados de Renata Fonseca, gerente da UPP do Sebrae em Alagoas.

Etapas e Categorias

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é realizado desde 2001, de forma bianual. Para o biênio 2015/2016, serão escolhidos os destaques em oito categorias: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária e Municípios Integrantes do G100. Por não ter nenhum município no G100, grupo que reúne municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica, os projetos alagoanos não vão concorrer nesta categoria. A premiação conta com etapas estadual e nacional. Os vencedores da etapa estadual serão conhecidos em abril de 2016 e recebem um troféu para cada categoria. Os campeões de cada estado disputam a premiação nacional, que anunciará seus vencedores em maio de 2016. Como reconhecimento, os melhores do país participarão de uma missão para conhecer uma referência internacional em gestão pública. Renata Fonseca, gerente da UPP do Sebrae em Alagoas falou sobre as expectativas da instituição em ver projetos alagoanos serem reconhecidos nacionalmente e o atual ambiente do empreendedorismo no interior do estado. “As expectativas do Sebrae em Alagoas para o prêmio são as melhores possíveis. Têm muitas iniciativas boas acontecendo no nosso estado, muitos gestores empenhados em gerar mais emprego e renda no seu município através do apoio aos pequenos negócios. Temos observado uma verdadeira revolução em alguns municípios alagoanos, com ações, as vezes simples, mas que podem mudar o fluxo do desenvolvimento das cidades”, explicou Renata Fonseca.

Preparação

Para participar do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Agentes de Desenvolvimento e técnicos de diversos munícipios alagoanos, indicados por prefeitos, participaram de uma capacitação com o intuito de conhecer o processo de inscrição, preenchimento de formulários, categorias e o funcionamento do sistema de acompanhamento de cada fase do prêmio.