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Semed: diversidade étnico-racial é discutida na Bienal

30/11/2015
Semed: diversidade étnico-racial é discutida na Bienal
O penúltimo dia de atividades da Semed durante a Bienal do Livro foi marcado por ações de valorização da política de diversidade étnico-racial, sob coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Diversidade Étnico-Raciais (Neder), que integra o Departamento de Ensino Fundamental. No decorrer da manhã, cerca de 50 crianças participaram das atividades que englobaram exposições literárias, vídeos, música e contação de histórias Afro/Indígena e Religiosa. Desde 2005, o Neder desenvolve trabalhos que objetivam educar crianças e professores acerca da diversidade étnico-racial e religiosa, especialmente de origem africana e indígena. Assim, discute-se a necessidade de estimular a consciência de valorização da diversidade como parte integrante da própria raiz sociocultural, despertando o respeito à identidade cultural de cada grupo ou indivíduo. Para Verônica Aguiar, técnica do Núcleo, o maior desafio é desconstruir o preconceito que vem sendo impregnado ao longo da história. “A criança, por natureza, não é preconceituosa. O preconceito, na realidade, provém daquilo que ouvem e veem nos adultos. Nosso objetivo é trazer a informação correta para que eles compreendam e aprendam a conviver com o diferente”, considerou. A comissão multidisciplinar formada por educadores e técnicos do Neder realiza cursos de formação para professores da Rede de Ensino Municipal, no intuito de prepará-los para lidar com o preconceito dentro e fora da sala de aula, além de atividades lúdicas feitas com alunos a partir de 03 anos.