Geral

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhecerá empresárias de Alagoas

26/11/2015
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhecerá empresárias de Alagoas
Criado com o objetivo de valorizar a prática empreendedora entre as mulheres brasileiras que tiram seus sonhos do papel e mudam a sua realidade de vida, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece mulheres que inspiram e se tornam exemplo para muitas pessoas. Alagoas é berço de grandes histórias de empreendedoras que também serão conhecidas na próxima quinta-feira (03), durante a cerimônia de premiação das vencedoras da etapa estadual. O estado de Alagoas recebeu 160 inscrições em 2015, número que aumenta a cada ano e demonstra a capacidade da mulher alagoana. As empresárias que decidiram se inscrever no prêmio precisaram preencher um questionário de autoavaliação e escrever um relato contando sua história, como começou o negócio, o que seu empreendimento tem de diferente, e as dificuldades enfrentadas no dia a dia. De acordo om Pollyanna Barbosa, analista da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae em Alagoas, o prêmio é uma grande oportunidade para reconhecer a força do da mulheres empreendedoras do estado. “O Mulher de Negócios reconhece e celebra as histórias das empreendedoras alagoanas que se destacam. Elas contam suas histórias que servem como exemplo para outras mulheres realizarem, também, o sonho de empreender”, explicou Pollyanna. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

As etapas

Em sua 11ª edição, a premiação é dividida em duas etapas: estadual e nacional. Na estadual, são reconhecidas até três empresárias nas categorias “Pequenos Negócios”, “Produtora Rural” e “Microempreendedora Individual”, que receberão uma placa de reconhecimento, um curso da Matriz de Soluções Educacionais do Sebrae, 16 horas técnicas de consultoria em gestão, certificado de premiação, e viagem para Brasília, onde acontece a cerimônia da etapa nacional do prêmio, em março do ano que vem. As 81 vencedoras estaduais competem na etapa nacional. Uma comissão julgadora irá avaliar os relatos e histórias de acordo com critérios como a superação da mulher; visão de futuro; ideias inovadoras e adaptação às novas tendências; atuação democrática, transparente, inspiradora e motivadora; participação ativa nos negócios, perseverança e superação dos desafios; ambiente participativo e agradável para quem trabalha no seu negócio. As grandes vencedoras da etapa nacional são premiadas com mais uma capacitação e uma viagem internacional.

Cases de sucesso em AL

Nos últimos anos, a etapa alagoana do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios rendeu histórias inspiradoras. Uma delas foi a de Cícera Alves da Silva, apicultora de Olho d’Água do Casado, mãe de nove filhos, vencedora da categoria Produtora Rural em 2013. Cícera ensinou crianças de sua comunidade a ler e incentivou a construção de cisternas através de mutirão, o que beneficiou mais de 40 famílias. Em seguida, conheceu o mundo e as possibilidades da apicultura. Outro destaque em Alagoas foi o de Mariah Dória, designer de acessórios que se transformou em Microempreendedora Individual (MEI) após buscar se capacitar e inovar com ajuda do Sebrae, o que lhe permitiu expor suas criações em eventos como o São Paulo Fashion Week. Mariah Dória ganhou a categoria MEI no ciclo 2014 e continua em sua trajetória de sucesso. Alagoas conta também com duas campeãs nacionais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, as empresárias Cristina Ruffo e Sheila Maluf, que trouxeram os troféus nas edições de 2011 e 2014.

Mulheres Empreendedoras

Segundo o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a quantidade de mulheres empresárias no Brasil aumentou 19% em uma década. Já entre os homens, esse aumento foi de apenas 3%. Entre os anos 2002 e 2012, o número de mulheres empreendedoras cresceu 18%, o de homens 8%. Atualmente, as mulheres correspondem a 31% do total de donos de empresas.