Geral

Aplicativo alagoano de combate à violência é destaque nacional e internacional

19/11/2015
O aplicativo Juntos pela Segurança, utilizado nas cidades de Maceió e Rio Largo como mais uma ferramenta de denúncias anônimas de ocorrência de crimes ou situações que possam colocar em risco a segurança pública, está concorrendo ao Prêmio Nacional do Programa MuniCiência de Gestão Municipal em 2015. A votação segue até a próxima quarta-feira (25), pela internet, com voto aberto ao público. O projeto é desenvolvido pela Rastru – Laboratório de Investigação e Perícia Digital LTDA e é o único representante de Alagoas no concurso. Por sua vez, o MuniCiência é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras que contribuam para a melhoria da gestão pública e que possam ser implementadas por prefeitos de todas as regiões brasileiras. O projeto Juntos pela Segurança já recebeu, anteriormente, um prêmio da CNM, apontado entre as 25 melhores iniciativas de inovação do Brasil. Utilizando a tecnologia, o aplicativo proporciona aos municípios uma gestão integrada em segurança pública. Ele tem como pilares básicos a participação dos cidadãos, o envolvimento de todos os órgãos e parceiros dos municípios e a colaboração e integração entre cidadão e gestão pública. “Assim, o cidadão pode informar qualquer situação de violência ou risco. De um problema de iluminação pública ou perturbação do sossego, a crimes contra criança e adolescente, roubo e tráfico de drogas. Já o poder público se fortalece a partir do amplo conhecimento de seu território e passa a tomar decisões legitimadas pela participação popular”, comentou José Alencar Feitosa Neto, sócio fundador do Rastru. A iniciativa surgiu em 2014 na cidade de Rio Largo, região metropolitana de Maceió, fruto de uma parceria entre a Rastru e a Polícia Civil, através do 12º Distrito. Durante o processo de formalização como microempresa e desenvolvimento da tecnologia, contou com o apoio do Sebrae em Alagoas, através do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE) Integração Inova AL, operacionalizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e financiado Ministério da Ciência e Tecnologia através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Responsabilidade de todos

A inspiração do projeto Juntos pela Segurança – e do aplicativo de mesmo nome – são os conceitos e práticas de Convivência e Segurança Cidadã do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Segundo o PNUD, a paz e a segurança terão maior alcance com a participação efetiva do cidadão, com foco no combate a diversos fatores que causam a violência, como presença de fatores de risco, violência intergerações e contra a mulher, contextos sociourbanos inseguros, desarticulação da relação Polícia Comunidade e Justiça, e por fim o crime organizado. “Desta forma, o projeto propõe o uso da tecnologia como um canal de fácil comunicação e aproximação entre cidadãos e gestão pública com o objetivo de reduzir os fatores de risco e consequentemente os índices de violência e criminalidade de nossas cidades”, explicou José Alencar. O aplicativo auxilia na mobilização e engajamento de todos no combate à violência, facilitando a troca de informações e o monitoramento de vias públicas para fortalecer a prevenção, a resolução dos problemas de segurança nas cidades. As secretarias e órgãos de segurança podem tratar as denúncias de maneira articulada, por computadores de mesa ou por aparelhos de celular, e em conformidade com seus ritos de atuação. “O Juntos pela Segurança fomenta o princípio que a segurança pública é direito e dever de todos. Neste sentido, ao disponibilizar aplicativos e tecnologias, possibilita que em qualquer lugar e a qualquer hora os cidadãos e servidores se tornem verdadeiros sensores da segurança, monitorando e colaborando para o maior alcance da segurança e da paz”, explicou José Alencar.

Integração internacional

A equipe que coordena o Juntos pela Segurança passou a integrar, como parceira oficial, o Stakeholders Advisory Group (SAG). Trata-se de um grupo consultivo do INSPECT2T, projeto de desenvolvimento de tecnologias de apoio às ações da Community Policing da Europa. No começo de novembro, seus coordenadores participaram de um workshop do projeto europeu em Viena, Áustria, onde apresentaram todas as iniciativas desenvolvidas em Rio Largo e Maceió. “O encontro foi realmente excelente. A experiência que compartilhamos com o desenvolvimento do Juntos pela Segurança foi muito bem recebida pelos europeus. Após mostrar nosso caso prático, ficamos muito felizes com a reação de todos, muitos deles declarando que estavam impressionados com o que viram”, disse José Alencar. Para obter mais informações sobre o Juntos pela Segurança, basta acessar o site oficial do projeto: www.juntospelaseguranca.org. Para votar no prêmio do programa MuniCiência, basta acessar www.municiencia.cnm.org.br/votacao.php.