Geral

Incineração no Dia da Bandeira: PM resgata tradição nesta quinta, 19

18/11/2015
A Polícia Militar do Estado de Alagoas, nesta quinta-feira, 19, integrando o culto às tradições e símbolos nacionais realiza a solenidade de troca, hasteamento e incineração das bandeiras - símbolo da nação brasileira. O evento acontece na Praça dos Martírios, Centro de Maceió. Há dez anos, a PMAL não coordena a solenidade fora dos quartéis, tendo apenas administrado o ato simbólico dentro de suas unidades militares. Além do hasteamento das novas bandeiras, haverá a incineração de bandeiras inservíveis, conforme determina a Constituição Federal. Este ano, o evento contará com uma novidade, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas participará junto à PM da cerimônia militar, reforçando a integração entre as instituições. No Dia da Bandeira, ao contrário do que ocorre em todos os outros dias do ano, o hasteamento não é realizado às 8h, mas sim ao meio-dia.

Convite

Para marcar este momento importante de patriotismo, o comandante-geral da PM, coronel Lima Júnior, convida toda a sociedade alagoana para prestigiar a cerimônia, que acontecerá às 11h30, e contará com a participação da tradicional banda de música da Polícia Militar.

História

A Bandeira Nacional foi idealizada por Miguel Lemos e desenhada pelo pintor Décio Vilares. Ela foi instituída pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1989. As cores e o desenho da atual bandeira nacional tiveram como inspiração a bandeira imperial, instituída por Dom Pedro I, em dezembro de 1822. O hino em homenagem à bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música teve a assinatura de Francisco Braga.