Geral

Secretária de Estado da Saúde recebe Comenda do Mérito 25 anos da Fapeal

17/11/2015
A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, foi agraciada com uma comenda do mérito, em comemoração aos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). A entrega da honraria, que também agraciou outras 24 personalidades alagoanas, ocorreu na noite da sexta-feira (13), no Hotel Jatiúca, em Maceió. Para conceder a comenda do mérito, a presidência da Fapeal ressaltou a atuação de Rozangela Wyszomirska no Conselho Superior da Fapeal. A contribuição da gestora da pasta da Saúde estadual à pesquisa no campo das ciências da saúde também foi evidenciada. “Como professora universitária e pesquisadora destaco a importância da Fapeal para o desenvolvimento de Alagoas. Por meio desta instituição, que completou 25 anos, inúmeras pesquisas importantes foram desenvolvidas e trouxeram grandes contribuições para o povo alagoano, principalmente no âmbito da saúde”, salientou Wyszomirska.

Biografia

Médica graduada em 1980 pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rozangela Wyszomirska é especialista em gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e concluiu o mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Possui especialização em Auditoria em Saúde e Educação Médica, além de ser professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Uncisal e pesquisadora nas linhas de esquistossomose mansoni e educação em saúde, com trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de reitora licenciada da Uncisal desde 2 de janeiro deste ano.

A Fapeal

Com a missão de promover a ciência, a tecnologia e a inovação, fomentando e induzindo a pesquisa para o desenvolvimento sustentável de Alagoas, a Fapeal foi criada pela Lei Complementar nº 05, de 27 de setembro de 1990, como entidade jurídica de direito privado. No processo de reforma administrativa do Estado, teve a sua estrutura jurídica alterada para fundação de direito público, através da Lei Complementar nº 20, de 04 de abril de 2002. A Fapeal exerce atividades de fomento à pesquisa e indução tecnológica, além de ser gestora do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que liga pioneiramente o Estado de Alagoas à Internet, oferecendo serviços de conectividade à comunidade científica, instituições governamentais e ONGs. Viabiliza Projetos de Pesquisas Induzidos que priorizam áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, além de ter realizado o Programa Pró-Ciências, que capacitou mais de seiscentos professores das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia e o Projeto Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação que estimulou cursos de Pós-Graduação realizados em Alagoas, sem contar com as centenas de bolsas e auxílios que oferece anualmente, melhor qualificando e contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível para Alagoas.