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Uso da tecnologia na educação infantil é assunto do Escola Viva desta semana

16/11/2015
O Escola Viva desta semana quer saber como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças e quais os benefícios da sua inserção na proposta pedagógica das escolas. Quem conversa sobre o assunto com Anete Carvalho é o professor do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas Cleriston Izidro dos Anjos, autor de uma tese sobre o uso de dispositivos móveis por crianças pequenas. O programa vai ao ar nesta segunda (16) e terça (17), sempre às 12h30, com reapresentação às 15 horas, pela TVE Alagoas (Canal 03 da TV Aberta e 06 da NET). As crianças já nascem familiarizadas com as novas tecnologias, mal dão os primeiros passos e já dominam tablets e smartphones. No entanto, quando o assunto é educação ainda existem dúvidas sobre a influência dos cliques no desenvolvimento infantil. Algumas escolas, de olho nas potencialidades pedagógicas, usam os aparelhos com alunos desde um ano de idade. A tecnologia se insere dentro da proposta pedagógica de oferecer recursos para que a criança se desenvolva, sem o medo da tecnologia que as gerações anteriores tinham. Todo processo de implantação de qualquer nova estrutura na área pedagógica é sempre delicado. Mas a educação não poderia estar distante dos avanços tecnológicos, tem que se adaptar à realidade. Para muitos especialistas, o uso da ferramenta em sala de aula é algo inevitável. Entretanto, todos defendem a preparação dos docentes e a adequação de conteúdo para o uso da nova tecnologia. Durante o programa, o professor Cleriston Izidro, que é também investigador da educação infantil e apresentou sua tese de doutorado, denominada “Tatear e desvendar: um estudo com crianças pequenas e dispositivos móveis”, fala sobre como surgiu a ideia da sua tese; quais são as conclusões mais importantes desta pesquisa; por que é importante conciliar tecnologia com a educação de crianças; como os tablets podem ser explorados na educação infantil; e se os professores devem ser capacitados antes de usar os tablets como ferramenta pedagógica, dentre outras questões.