Geral

Loja de produtos artesanais começa a funcionar no Parque Shopping Maceió

15/11/2015
Quando o casal de turistas Marilza e Ademir Colombo entrou no Parque Shopping Maceió, não esperava encontrar uma loja contendo artesanato de todas as partes de Alagoas. Pela segunda vez, o Projeto Brasil Original instala um ponto de comercialização no shopping até o dia 30 de dezembro, para chamar a atenção de turistas e alagoanos para as vendas de fim de ano. “Não esperava encontrar esse tipo de produto no shopping, que é mais focado em produtos da indústria da moda, por exemplo. Fiquei admirada, está tudo muito lindo. Não é o mesmo artesanato que encontramos na feirinha; aqueles eram mais rústicos, e esses são quase um luxo”, comparou Marilza, paulista que hoje mora em Fortaleza. Seu esposo ainda destacou outra peculiaridade. “Lá na feirinha, não encontramos essa variedade de material. Nessa loja, encontramos muito mais produtos, é diferenciado”. O que Marilza e Ademir puderam conferir foram peças e produtos de 25 diferentes artesãos, grupos e associações de todo o estado, desde as lagoas da capital até as águas sertanejas do Rio São Francisco. A loja é fruto de uma parceria entre o Sebrae em Alagoas, que conduz o projeto ao lado do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), o Parque Shopping Maceió, que cedeu o espaço, e a Inform Sistemas, com o software de gerenciamento de vendas. O “luxo” apontado pela turista foi o acabamento aprimorado das peças, que incluem impermeabilização de filés e rendas, envernizamento de outras peças e a diversificação nas cores e materiais. Todos os produtos compõem uma coleção montada especialmente para as vendas de fim de ano, que combinam o Natal e a alta temporada turística. O foco é elevar a qualidade dos produtos e apresentá-los em uma grande vitrine comercial, para atingir um público maior. “São produtos de um padrão de qualidade que as pessoas não encontram em outras feiras de artesanato, inclusive, a maioria deles não está disponível em outro ponto de comercialização em Maceió, já que vem de várias regiões de Alagoas. Além disso, aqui temos de tudo, desde lembrancinhas de Natal até presentes mais aprimorados, verdadeiras obras de arte, como as do João das Alagoas”, destacou Marina Gatto, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas. Para 2015, a loja investiu na diversificação dos produtos, feita até mesmo com a entrada de novos artesãos no projeto. A grande novidade é o trabalho do artesanato na moda, com a oferta de colares, pulseiras, brincos e até moda praia, com bolsas e cangas. A localização do ponto – no piso L1, vizinho à Tok Stok – também é um fator novo que promete aumentar as vendas. “No ano passado, a loja faturou R$ 26 mil, e os artesãos disseram que nunca tinham ganho tanto dinheiro em um único ponto e em um espaço de tempo tão curto. Esperamos que eles faturem ainda mais este ano, pois pudemos aprender muito com essa experiência adquirida”, concluiu Marina.

Parcerias

Um dos aprendizados adquiridos foi o que resultou na utilização de um software para gestão das vendas na loja, controlando entradas, saída e estoque. A Inform Sistemas, empresa que instalou o programa, pretende aproveitar a oportunidade para se aproximar dos artesãos e associações. “Entendemos a importância do artesanato para a economia local e, como todo negócio, eles precisam ser eficientes na administração, ter controle de custos, gastos, vendas. Queremos mostrar a eles que, por menor que seja a empresa, ela pode ser profissional e ter acesso a um sistema de gestão. Aqui, por exemplo, o encontro de contas vai ser diário, informando a participação de cada um nas vendas”, defendeu João Mortari, diretor de Tecnologia da Inform. Por sua vez, o Parque Shopping Maceió dá prosseguimento à parceria com o Sebrae em Alagoas não só pela reinstalação da loja, mas pela continuação da utilização do ponto comercial, que desde setembro funcionava como Loja Modelo de acessórios, montada durante o Movimento Compre do Pequeno Negócio. “É uma parceria que se consolida e compõe bem o mix de lojas do shopping. Representa uma vitrine para os produtos desses artesãos, que são igualados aos produtos das grandes lojas por estarem no mesmo local, e nós sabemos que, de fato, têm a qualidade para estar aqui. Além disso, é um presente para nós ter a loja, não só por ser mais uma atração forte para o turista, mas por entendermos que ela possui um valor social muito grande”, comentou Mayara Diniz, gerente de Marketing do Parque Shopping. Essa é uma vitrine que o IABS pretende aproveitar com os artesãos, como apontou Marcela Pimenta, coordenadora do escritório de Alagoas. “Apoiamos a inserção produtiva dessas pessoas, um comércio justo e venda sustentável. Já consideramos a loja um sucesso pelos resultados do ano passado e por permitir que os grupos comercializem mais. Esperamos poder impactar ainda mais na qualidade de vida desses artesãos”.

Grupos do Brasil Original

O Projeto Brasil Original é uma iniciativa do Sebrae Nacional junto com os estados que tem como objetivo desenvolver o artesanato brasileiro buscando agregar valor aos seus produtos do ponto de vista estético, cultural e mercadológico. Depois do sucesso em grandes eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, tornou-se uma estratégia permanente e implantada nas unidades estaduais do Sebrae. Em Alagoas, em 2014, a marca Brasil Original foi trabalhada como piloto dentro do Projeto Expoart, e, este ano, dá continuidade à junto aos artesãos, associações e designers locais. Para a loja no Parque Shoppig Maceió estão sendo trabalhadas peças de bordados e rendas, cerâmica, madeira, fibras e palhas. Essas tipologias podem ser encontradas em bordados filé ou boa noite, crochê, ponto cheio, fibras de bananeira, palha de Ouricuri e barros naturalmente coloridos, sem uso de tinta. Os artesãos participantes desta segunda edição da loja do Projeto Brasil Original são: Amor Caseado, Aberaldo, Brietta Fios, Cooperativa Arte Ilha, De Corá, Fulô.A, Instituto Bordado Filé, La Gaveta, Maria Amélia, Mestre Adriana, Mestre Dona Irinéia, Mestre João das Alagoas, Mestre Nena, Mestre Sil, Mestre Tita, Mestre João Carlos Júnior, Mimos de Dona Peró, Mulheres de Fibra, Solange Arruda, Tati Barros, e as Associações de Coruripe, Entremontes, Feliz Deserto, Fibra Chã e Pontos e Contos.