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Planejamento apresenta 5º módulo de qualidade para órgãos e secretarias

28/10/2015
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Modernização da Gestão da Qualidade (Sumoge), reuniu-se com representantes de secretarias e órgãos do Executivo, nesta terça-feira (27). Na ocasião, foi apresentado o quinto módulo, que dá continuidade ao trabalho de disseminação do modelo da qualidade de gestão implantado na pasta. De acordo com Adriana Maia, superintendente de Modernização da Gestão, o desenvolvimento eficaz das ações estratégicas exige competências no produto ou serviço prestado. “O pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto deve ser competente, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados”, explicou a gestora. Para ela, estes quatro itens atribuem competências e norteiam a melhor maneira de saber, ser e fazer um serviço público de qualidade. Ainda conforme Adriana Maia, a NBR ISO 9001:2008 também determina que seja avaliada a eficácia das ações executadas pelas instituições. “Ao utilizar um colaborador treinado pelo mercado para replicar o conhecimento adquirido por ele, além de torná-lo multiplicador, damos a ele competências e avaliamos a eficácia de sua participação no treinamento”, pontuou a superintendente. Estiveram presentes no encontro representantes das secretarias da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Comunicação (Secom), Segurança Pública (SSP), Trabalho e Emprego (Sete), além do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Controladoria Geral do Estado (CGE), Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp). Serão ofertados módulos até fevereiro de 2016. O objetivo do processo de implementação é contribuir para que a melhoria contínua das instituições seja algo real.