O III Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) será o tema de uma capacitação voltada para os secretários municipais de saúde dos 102 municípios alagoanos. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o apoio do Ministério da Saúde (MS), o curso acontece na próxima terça-feira (3), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (Sesau), em Maceió. Durante o evento, serão apresentados os benefícios de aderir ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, evidenciando os incentivos financeiros e as avaliações dos serviços em saúde oferecidos pelos municípios. Criado em 2011, pelo Ministério da Saúde, o programa tem como finalidade melhorar a qualidade da assistência prestada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde da família (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde) são acompanhados e avaliados. “Além da adesão, nós dialogaremos sobre os valores repassados aos municípios, as equipes que aderiram ao PMAQ e a migração ao Sistema de Informação da Atenção Básica para o E-SUS, que é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional”, informou a gerente de Atenção Primária da Sesau, Tania Queiroz. Ainda de acordo com a gerente de Atenção Primária da Sesau, “apesar da adesão ao PMAQ-AB não ser obrigatória, o gestor precisa entender que as equipes de saúde da família oferecem melhorias na qualidade do atendimento aos usuários do SUS e que mais recursos o governo federal envia pra os municípios. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados”, ressaltou.