A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (19) o edital do processo de escolha para diretor escolar e diretor adjunto da rede pública estadual para o biênio 2016/2017. O processo será conduzido pela Superintendência de Rede Estadual de Ensino (Sure) e o período de inscrições será de 26 a 30 deste mês nas unidades escolares. As eleições ocorrem de 23 a 27 de novembro e somente poderão se candidatar ao cargo professores do quadro efetivo da rede estadual. Segundo o edital, os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição e apresentar originais e cópias da seguinte documentação: Carteira de Identidade e CPF; diploma de graduação – Licenciatura Plena e, para escolas que atendem apenas ensino fundamental de 1º ao 5º ano – certificado do curso normal de nível médio; demonstrativo de pagamento; ficha funcional; declaração de idoneidade Administrativa emitida pelo Núcleo de Correição Administrativa da Seduc; declaração de adimplência junto aos respectivos setores de prestação de contas; declaração de tempo efetivo exercício de no mínimo um ano na escola; declaração de experiência mínima de dois anos no magistério em instituição de educação pública ou particular; plano de gestão; declaração de cumprimento de carga horária de 40h semanais e termo de compromisso de participação nos cursos planejados e oferecidos pelo sistema de ensino. Vagas Pontuando as exceções de algumas escolas, a gerente de desenvolvimento das Unidades de Ensino da Sure, Genilma Alves, informou que o pleito contemplará os seis tipos de escolas apresentadas na Lei Delegada nº 47, de 10 de agosto último, e na Portaria Seduc nº 3982/2015, também publicado no DOE desta segunda-feira. A quantidade de vagas para o pleito atenderá à respectiva tipificação da escola. Edital e portaria poderão ser consultados no site: www.educacao.al.gov.br. “Algumas escolas não farão parte deste processo: as de ensino integral, tendo em vista o novo modelo a ser implementado, as escolas indígenas, por não possuírem efetivos no quadro, a Escola Paulo Jorge, que atende aos privados de liberdade, também pelo novo modelo, além de unidades cujo mandato está vigente”, explicou. Cronograma Após o período para homologação das inscrições, que ocorrem de 03 a 05 de novembro, os candidatos terão até 24 horas antes do pleito - que acontece de 23 a 27 do mesmo mês - para campanha. O resultado final da eleição será publicado no DOE em até 60 dias após a eleição. O processo eleitoral será dividido da seguinte maneira: as três Gerências Regionais de Educação (Gere) do Sertão - 6ª, 8ª e 11ª - iniciam o pleito no dia 23; no dia 24, será a vez das escolas do Agreste (5ª Gere- Arapiraca e 3ª Gere - Palmeira dos Índios) e do Baixo São Francisco (9ª Gere - Penedo). Unidades do Vale do Paraíba (4ª Gere, com sede em Viçosa), Vale do Mundaú (7ª Gere, União dos Palmares) e região norte (10ª Gere - Porto Calvo) promovem sua eleição no dia 25, enquanto as escolas ligadas à 2ª Gere (São Miguel dos Campos e municípios vizinhos) e 12ª Gere (Rio Largo e municípios vizinhos) realizam o pleito no dia 26.