Apoiar a comercialização do destino Alagoas tem sido um dos principais focos do segmento turístico do estado neste ano. Nesse sentido, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realiza, desde o mês de março, diversas capacitações destinadas a agentes de viagens, para transmitir informações que potencializem as vendas de pacotes para o destino. Com destaque para a diversidade da oferta turística, novos produtos e roteiros, e as condições facilitadas de acesso, a apresentação de Alagoas é realizada em palestras de 15 a 30 minutos, que de modo dinâmico expõem informações relevantes para que o agente de viagem conheça o destino de forma completa e, consequentemente, atue com segurança e conhecimento no momento da comercialização. “Enxergamos os agentes de viagens como importantes influenciadores no momento de escolha do destino e de decisão da viagem pelos clientes. Dessa forma, as capacitações são dirigidas às redes de vendas dos principais operadores, permitindo que estes profissionais tenham mais informações e que a gente estabeleça um relacionamento contínuo para a divulgação de tudo o que Alagoas pode oferecer”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires. As capacitações ocorrem, geralmente, em parcerias com as próprias operadoras, em rodadas regionais de capacitações, e durante as viagens de familiarização. Em ações nacionais e internacionais, cerca de 1.950 profissionais já foram mobilizados. No Chile, segundo maior emissor internacional para Alagoas, 270 agentes de viagens receberam a capacitação, realizada em parceria com os operadores do comitê Visit Brasil e com a Embratur, e em visitas comerciais da própria equipe da Sedetur. Na Argentina, o número chega a 320 profissionais capacitados em setembro, na capital Buenos Aires e no interior do país. No âmbito nacional, 840 agentes de todo o Brasil, que atuam na empresa CVC, e 234 da agência Visual conheceram o destino Alagoas. Na região Nordeste, 163 profissionais das cidades de Recife, Caruaru, Natal e João Pessoa também foram treinados. Buscando incluir novos perfis de empresas, na última quinta-feira (01) os treinamentos foram oferecidos para a equipe de televendas da Submarino Viagens, que realiza a comercialização de pacotes turísticos de forma online. O encontro aconteceu na cidade de Osasco, em São Paulo, e atendeu 60 agentes. Planejamento
Promovendo o fortalecimento do destino entre os agentes das redes de comercialização, as previsões para os próximos meses são ainda mais positivas. Até o final do ano devem ser capacitados mais 420 profissionais em Portugal e na Argentina, e cerca de 700 agentes de viagens em diversas cidades do Brasil, como Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba e Porto Alegre. Além das ações presenciais, a Superintendência de Turismo da Sedetur planeja ações virtuais junto aos agentes de viagem, que deverão ser executadas nos próximos meses para reforçar e inovar o trabalho de capacitações.