Geral

Dia Nacional da Pequena Empresa é celebrado em Maceió

06/10/2015
Na manhã desta segunda-feira (5), cerca de 500 pessoas, boa parte vinda do interior em mais de trinta caravanas, reuniram-se no Espaço Multieventos do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió, para comemorar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O evento serviu também como encerramento para a mobilização do Movimento Compre do Pequeno Negócio e para a assinatura do decreto municipal que cria o programa Maceió Mais Empreendedor. O novo programa institui um grupo de trabalho para formular políticas públicas para o fomento do empreendedorismo e da pequena empresa em Maceió. A manhã também contou com o sorteio da Campanha Primavera Premiada da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió, mas a principal atividade da celebração foi a palestra de Cláudio Forner sobre empreendedorismo e a importância do pequeno negócio para a economia nacional, especialmente no atual momento de crise. Forner, que é administrador de empresas e especialista em comércio internacional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em convênio com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Ministério das Relações Exteriores, partiu da atual conjuntura econômica para mostrar como detectar oportunidades de superação com inovação e reposicionamento de mercado. “Sem a figura do empreendedor não existe mundo. Sem o pequeno negócio as cidades seriam vazias. Se você pegar uma rua daqui de Maceió e imaginar como ela seria sem os pequenos negócios, ela seria um deserto. A pequena empresa está no contexto do dia a dia e também naquilo de mais poderoso em termos de desenvolvimento social, pois 90% dos casos de primeiro emprego saem dela – é onde a grande maioria dos empreendedores aprende alguma coisa. Os grandes empreendedores começam com uma pequena empresa e ela é, didaticamente, o grande fomentador de novos negócios no Brasil”, analisou Cláudio Forner. O palestrante também destacou o comportamento das pequenas empresas diante de cenários econômicos adversos. Segundo Forner, o pequeno negócio sofre primeiro com a crise porque tem menos recurso para superar os desafios imediatos, mas é o primeiro a sair por ser mais enxuto, já estando pronto para a retomada. Com 20 anos de experiência, Forner atua como consultor credenciado do Sebrae Nacional em empreendedorismo e desenvolvendo metodologias para a capacitação nessa área. Ele também exerce a função de instrutor-líder do Empretec no Brasil – metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de comportamentos empreendedores e para a identificação de novas oportunidades de negócios.

Maceió Mais Empreendedor

Kennedy Calheiros, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Alagoas, destacou a importância do decreto que o prefeito Rui Palmeira assinou nesta segunda e da pequena empresa, especialmente em uma cidade com as características que Maceió possui. “Vivemos numa cidade e em um estado que precisam incentivar cada vez mais as empresas para que elas se desenvolvam de forma constante e segura, assim Maceió e Alagoas podem vir a se inserir entre os grandes do país. O termo que o prefeito assinou é fundamental para isso”, disse o presidente do CDE. Já o prefeito Rui Palmeira destacou a parceria com o Sebrae e o peso que suas ações tem no desenvolvimento de um ambiente propício aos negócios na cidade de Maceió, uma vez que, segundo o prefeito, a maioria dos empregos da capital alagoana saem da pequena empresa. “É importante a presença do Sebrae perto das comunidades, pois sabemos da necessidade dos pequenos empreendimentos em ter uma consultoria para melhor gerenciar seu negócio. O ente mais apropriado para isso é o Sebrae. Já o programa que estamos criando com a assinatura deste decreto vai formular políticas públicas que visem à desburocratização e estimulem a participação nas compras governamentais”, pontuou Rui Palmeira.

Sorteio Primavera Premiada

As celebrações do Dia Nacional da Pequena Empresa em Maceió começaram com o sorteio da Campanha Primavera Premiada da Câmara de Dirigentes Lojistas. Foram sorteados um carro, duas motos, três geladeiras, três notebooks e três televisores LCD de 32 polegadas, totalizando doze prêmios. Para Fernando Azevedo, presidente do CDL, a campanha foi exitosa, tendo envolvido 2.000 pontos de venda participantes e alcançado o objetivo de alavancar as vendas do comércio em Alagoas no mês de setembro. “O mês de setembro é normalmente mais fraco que o restante do ano e com o cenário econômico atual, seria bem pior. Porém a campanha fez o comércio crescer em 4% suas vendas neste período, o que foi muito bom. Diante disso, incluímos a Primavera Premiada em nosso calendário, juntando-se à campanha Liquida Geral do mês de abril”, disse o presidente do CDL. A campanha Primavera Premiada contou com a parceria do Sebrae em Alagoas – sendo incorporada ao Movimento Compre do Pequeno Negócio –, da Prefeitura Municipal de Maceió, do Governo do Estado, de quatro shoppings centers no estado – três de Maceió e o de Arapiraca – e da Renault Gama Veículos. Para marcar ainda mais o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, na tarde desta segunda-feira, a terceira Sala do Empreendedor em Maceió será inaugurada no bairro do Jacintinho, na Rua Cleto Campelo, nº 70, sala 09. A capital já conta com espaços do tipo na Associação Comercial, no Jaraguá, e na Central JÁ do shopping do Benedito Bentes. As Salas do Empreendedor em Maceió são fruto de uma parceria do Sebrae em Alagoas com a Prefeitura de Maceió através da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).