Conhecida tradicionalmente pelo turismo de sol e mar, Maceió é destaque nacional no setor e agora se lança em um novo eixo para intensificar a exploração econômica desta atividade: o turismo de negócios, que tem como foco potencializar a capital como destino para a realização de grandes eventos, sobretudo na baixa temporada. Para isso, o prefeito Rui Palmeira oficializou, nesta segunda-feira (21), uma parceria inédita entre a Prefeitura e o Maceió Convention & Visitors Bureau, cujo objetivo é estabelecer apoio financeiro para a captação de recursos e a estruturação de diferentes tipos de eventos. A parceria foi firmada durante um café da manhã realizado no Hotel Jatiúca, onde também foram apresentadas ao trade turístico e à imprensa as ações planejadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), com foco alta temporada do verão 2015/2016. De acordo com Rui Palmeira, as ações priorizam a estrutura, a promoção do destino e a captação de recursos. Sobre o trabalho que será iniciado em parceria com o Maceió Convention, o prefeito ressaltou que o objetivo é desenvolver estratégias conjuntas para atrair eventos como congressos, convenções e encontros de entidades. “As ações são focadas na alta temporada para que os turistas venham e possa voltar várias vezes. Quem vem a Maceió volta para casa encantado. E agora, com a parceria, vamos trabalhar para trazer mais congressos e seminários. Temos uma ótima estrutura hoteleira, um bom Centro de Convenções e aeroporto estruturado. É um público que passa cerca de quatro dias na cidade e, durante a noite e horários de almoço, vai circular pela cidade prestigiando a nossa gastronomia, cultura e artesanato, gerando renda. Com a cidade cheia, ganha o taxista, o artesão, o ambulante, restaurante e bares, os hotéis”, frisou Rui. Em entrevista coletiva à imprensa, o prefeito também destacou que, apesar das restrições financeiras, o momento é oportuno para promover e atrair turistas para a capital. “Se por um lado, o país passa por uma crise econômica, por outro, a alta do dólar deve estimular o turismo interno e buscar o turista chileno, argentino, uruguaio, por exemplo, e trazê-lo de volta a Maceió. Com a alta do dólar, nos tornamos competitivos mais uma vez para esse público e o próprio público brasileiro que está deixando de ir para o exterior e vai viajar mais internamente. Precisamos aproveitar esse momento e buscar o turista”, completou. Para o presidente do Maceió Convention & Visitors Bureu, Glênio Cedrim, o trabalho da instituição com o Município representa a qualificação do segmento do turismo em relação aos eventos, firmando a capital também como um destino para negócios. A partir da parceria firma hoje, as ações da Prefeitura vão contar com um aporte de R$ 400 mil para capacitar agentes de turismo das principais agências nacionais e internacionais para a venda da capital como destino de investimento turístico. “Temos no segmento de Eventos um turismo estratégico, de qualidade e que vem para diminuir a sazonalidade. Os períodos de março a agosto e de setembro a dezembro são meses que normalmente temos dificuldades de vender somente o turismo de lazer. Consolidamos Maceió com um destino sol e mar, mas devemos também incentivar e fortalecer o turismo de eventos e negócios, isto é um ‘plus’. Esta parceria com a Prefeitura representa um despertar para um novo segmento”, colocou Cedrim. Alta temporada Além da celebração da parceria com o Maceió Convention, o café da manhã no Hotel Jatiúca contou ainda com a divulgação das ações planejadas pela Prefeitura para a alta temporada, quando a capital deve receber cerca de 500 mil visitantes. A apresentação foi realizada pelo titular da Semptur, Jair Galvão, que também destacou a importância da parceria com o Maceió Convention. O gestor ainda anunciou que o Município firmou convênio com a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis seccional Alagoas (ABIH-AL), com um aporte financeiro de R$ 70 mil para a promoção turística do destino, realização de campanhas promocionais, fortalecimento da marca Experimente Maceió, articulação com a imprensa e estratégias de marketing. “Estamos trabalhando arduamente através de parcerias. O ano é muito difícil e a disponibilidade de recursos é escassa, mas através da criatividade, inovação e parcerias institucionais estamos conseguindo transformar muita coisa. No turismo, Maceió caminha na contramão da crise e isso é comprovado por meio de índices, é sentido por todos que fazem o trade turístico”, afirmou Galvão. O secretário reforçou que o café da manhã foi um momento para alinhar as estratégias junto ao trade. “Um dia de alinhamento das principais ações do Turismo municipal da Prefeitura de Maceió para a temporada de 2016. Existe uma divisão importante de ações que vão desde a promoção, captação e garantia de um número alto de turistas que virão a Maceió entre o final deste ano e início do ano que vem, mas também um conjunto de ações estruturantes que visam aumentar a competitividade do destino Maceió”, disse. Jair Galvão apresentou aos convidados as ações planejadas pela Prefeitura, que seguem em três diretrizes: estrutura, promoção e recursos. Em relação às obras, o destaque foi a realização da drenagem do lençol freático, realizado por meio de parceria com a Braskem para melhorar a balneabilidade da orla da capital, entre as Praias de Pajuçara e Jatiúca. Entre as principais ações, o gestor destacou a elaboração do Inventário da Oferta Turística, que traz um diagnóstico dos serviços de turismo na capital com uma avaliação e listagem de bares, restaurantes e hotéis, a criação do Projeto Praia Viva, uma iniciativa idealizada em parceria com o Sebrae e outros órgãos da Prefeitura para a formalização cadastral e padronização de ambulantes, o ordenamento da orla, o envolvimento dos trabalhadores no processo de limpeza e conservação das praias, além de permitir o acesso a linhas de crédito. O secretário de Turismo também anunciou a reestruturação dos Centros de Atendimento ao Turista, com a previsão de instalação de uma base física na orla incluindo serviços do Procon e da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, para a denúncia de crimes ambientais e esclarecimento de dúvidas. Ainda em estrutura, o planejamento da Semptur também compreende a criação do Projeto Praia Digital, que disponibilizará rede wi fi para conexão gratuita à internet em pontos estratégicos da orla e a realização de ações alusivas aos 200 anos da capital, como o projeto Velas Artes, em parceria com o Sebrae, a marca de tintas Miracor e o Armazém Uzina, que vão transformar as velas de jangadas em obras de arte. Este último trabalho terá início já a partir desta semana, com a participação de 15 artistas, e o resultado será exposto na orla no dia 04 de outubro. De acordo com Galvão, a Prefeitura também está elaborando um aplicativo mobile de apoio ao turista, o Juntos Pela Segurança. A ferramenta inovadora abrirá um canal de comunicação para que os visitantes possam relatar problemas em relação à oferta de serviços turísticos e dificuldades constatadas no período de estadia em Maceió. Para isso, a Semptur contará com uma Central de Informações para concentrar as denúncias e dar um encaminhamento mais célere às soluções. Na linha de recursos, o secretário destacou a captação de verba para o Centro Cultural Pesqueiro de Jaraguá por meio do Fundo Multilareal de Investimento, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a busca por recursos para a instalação de banheiros públicos e a implantação sinalização turística e pórticos na orla, ações que já tiveram projetos submetidos ao Ministério do Turismo (MTur) e aguardam a liberação de recursos. Jair Galvão também adiantou que a Prefeitura aguarda aprovação do Festival Gastronômico Experimente Maceió, que foi submetido ao MTur por meio de um edital e deve receber um aporte de R$ 300 mil para a realização. O secretário ressaltou, ainda, a urbanização da via litorânea entre Cruz das Almas e Jacarecica, iniciada com a partir da construção da Avenida Pontes de Miranda com recursos da Prefeitura e do Governo Federal. O secretário encerrou com ações de promoção, com destaque para a criação da campanha Experimente Maceió, com vídeo institucional que já atingiu quase um milhão de pessoas, o posicionamento da marca Experimente Maceió nas principais redes sociais, a elaboração de novos materiais promocionais, a celebração dos convênios com o Maceió Convention e ABIH-AL, que permitirão a criação de uma página na internet focada no turismo e agenda cultural da capital, bem como a capacitação de agentes para a venda do destino nacional e internacionalmente. Parceria A apresentação foi prestigiada por diversos empresários que compõem o trade turístico, entre eles o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante em Alagoas (Abrasel-AL), Brandão Júnior. A entidade será parceira da Prefeitura na realização da Feira Gastronômica Experimente Maceió. Ele destacou a importância da realização de um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento do setor. “Toda a ação estruturante realizada para fortalecer o nosso destino é muito bem vista pela Abrasel. Achamos muito importante a Prefeitura se preocupar com atrativos para que, a cada dia que passe, a nossa cidade receba mais turistas. Com o turismo em alta, nós incentivamos a economia e faz com que todo o setor se fortaleça. É uma parceria importante da Prefeitura com o setor. Quando o poder público tem a preocupação de fortalecer o destino, isso faz com que os empresários do setor tenham maior confiança”, disse o presidente da Abrasel.