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Ação promocional vai capacitar empresários de food trucks

19/09/2015
Com o objetivo de promover ainda mais o ‘Movimento Compre do Pequeno Negócio’ entre os empresários de food trucks atendidos pelo projeto Alimentação Fora do Lar, o Sebrae em Alagoas realizará, entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro, a Ação Promocional Food Trucks. Às 8h30 do primeiro dia, será realizado uma palestra com o chef Guga Rocha, na sede do Sebrae, localizada no Centro de Maceió, para os 15 empresários que já atuam na Praça do Alagoinhas. No horário da tarde, ele vai visitar os trailers da Ponta Verde e dará dicas a cada um dos empresários sobre como incrementar seus negócios, com pontos para melhorar a qualidade, a aparência do alimento e faturar mais, aproveitando melhor os produtos da cozinha. “Queremos implantar o ideal do Movimento Compre do Pequeno realizando uma capacitação com os empresários de food trucks, através da consultoria de um chef renomado e referência na gastronomia do nosso estado. Além disso, os food trucks estarão utilizando materiais com a logomarca da campanha nacional”, explicou Débora Lima, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas. De acordo com Débora, como esses empresários trabalham com produtos considerados perecíveis, eles precisam de orientações sobre segurança alimentar e mercado. Além de aprimoramentos na gestão de seus negócios. “Iniciamos o trabalho com esse grupo este ano e já levantamos soluções de alimentos seguros e gestão financeira, além de ações de acesso a mercados, como a ida ao Festival de Inverno de Mar Vermelho. Há ainda um plano de ação para ser trabalhado com eles até o fim do ano”, pontuou a analista da UCS.

Sobre os food trucks

Em qualquer cidade do país se compra comida na rua. Essa é considerada uma das atividades mais populares do mundo. No Brasil, estima-se que 2% da população sustente a família por meio desse ramo. Mas a grande inovação ocorreu apenas no século 21, com o surgimento dos food trucks. E para auxiliar os empreendedores que desejam entrar nesse negócio, o Sebrae elaborou a cartilha “Food truck: modelo de negócio e regulamentação”. Com o aumento do poder aquisitivo da população, diversos empreendedores viram nos automóveis uma forma alternativa para abrir seu restaurante, e com baixo custo. Pois com esse formato não há a necessidade de adquirir um ponto comercial e é possível manter um contato direto com os consumidores. Como tudo que está no começo, o início dos food trucks no Brasil foi tímido, mas hoje esse é um segmento que demonstra muita força, principalmente nas grandes cidades. Com esse crescimento, aumenta, também, a exigência por mais qualidade dos produtos e dos serviços prestados pelos empresários de food trucks. Daí a grande quantidade de estabelecimentos que vendem produtos gourmet, porém com preços bem mais acessíveis do que os restaurantes finos, com pontos fixos e despesas mais elevadas. A cartilha “Food truck: modelo de negócio e regulamentação” elaborada pelo Sebrae, aborda os três principais pontos para abrir um negócio: o próprio modelo de negócio, a regulamentação e relação entre ambulantes e restaurantes. De acordo com o documento, é possível montar um food truck com investimento variando entre R$ 50 mil e 70 R$ mil. Isso vai depender da tecnologia usada na estrutura do trailer – o que pode elevar os custos para até R$ 200 mil. Segundo as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Prefeitura, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a infraestrutura necessária para montar um food truck deve contemplar as necessidades de preparação e comercialização dos alimentos. Também se deve garantir a constituição legal da empresa e obter todas as concessões da Prefeitura local e da Vigilância Sanitária.