Geral

Fecomércio promove encontro entre trade turístico e a executiva Chieko Aoki

16/09/2015
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio AL) promoveu, na tarde de ontem (14/09), em sua sede, um encontro entre o trade turístico e a executiva Chieko Aoki, presidente e fundadora da Blue Tree Hotels. Também foram convidadas a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). A iniciativa, que teve como objetivo apresentar Alagoas enquanto cenário turístico, os projetos e as obras estruturantes que contribuirão para fomentar o setor, aproveitou a vinda da executiva para proferir palestra em Maceió. “Ao promover esse encontro, temos como intenção abrir um canal de diálogo e estimular o fomento ao desenvolvimento; um dos papeis desempenhados pela Federação”, disse o presidente da Fecomércio AL, Wilton Malta, ao abrir a reunião.

Cenário

Alagoas recebeu, em 2014, três milhões de turistas, dos quais 1,9 milhões tiveram como destino a capital. A rede hoteleira tem 77% de taxa média anual de ocupação, com uma permanência média de 3,8 dias. E, apesar de uma redução de desembarques em nosso Estado no ano passado, a tendência para 2015 é de um crescimento em torno de 8,5%. Nos últimos sete anos, a oferta hoteleira registrou crescimento de 64% e, para 2017, a previsão é de que existam 3.441 leitos disponíveis ao turista. Os dados foram apresentados pela superintendente de Marketing da Sedetur, Natália Cordeiro. Sobre as obras estruturantes para Maceió, a Juliana Lessa, secretária adjunta de Planejamento Urbano, falou que o município está revisando o Plano Diretor (o atual é de 2005) e desenvolvendo o Planejamento Estratégico com ênfase em ações para os próximos 25 anos. Entre as ações previstas estão: o PAC 50 - Mobilidade Urbana, corredores exclusivos de ônibus para integrar a parte alta e baixa da cidade, bem como a lagoa e o mar; o projeto Charrette Cruz das Almas, um conceito de novo urbanismo que engloba a participação da população, além de preceitos de sustentabilidade ambiental e social; a Requalificação da Orla Lagunar, cujo projeto já está em fase de negociação com o Bando Mundial; e as requalificações do Pontal da Barra, da Praia da Sereia, do Jaraguá e do córrego Riacho Salgadinho. Para Chieko Aoki, a ações desenvolvidas são importantes. “Uma cidade que quer realmente ter vocação para o turismo deve, primeiramente, ser boa para seus moradores. É muito importante integrar o turista à cidade; conseguir fazê-lo interagir com seus moradores. Hoje o turista quer sentir experiências. Um morador feliz recebe o turista de forma feliz”, pontuou. De acordo com a executiva, é preciso encarar o turismo com seriedade e buscar ações que humanizem a experiência. Como exemplo, Chieko falou que o Japão, sede das Olimpíadas 2020, está investindo em hospitalidade e inseriu a língua inglesa na grade curricular do pré-primário para que, na época do evento esportivos, as crianças possam auxiliar os turistas. “Educar as crianças nas escolas é importante para o turismo no Estado, porque isso precisa ser uma cultura. Falar da importância do turismo para as crianças. Já imaginou o que é para o turista ser recebido por uma criança simpática? Esse planejamento é importante para a educação e para o turismo da cidade”, enfatizou, complementando que quem dá as boas vindas aos turistas são as pessoas. Dentre outros pontos, Chieko falou sobre o espaço que a gastronomia vem ocupando no setor e destacou o potencial de Alagoas com suas frutas e pescados. Participaram do encontro as seguintes entidades: Abrasel, Maceió Convention, Sindetur/AL, Adit Brasil, Abih/AL, Abav, Secovi AL, Sindilojas Palmeira dos Índios, Sindilojas União dos Palmares, Sirecom, Sincadeal, Sincofarma, Senac e Sesc.