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Educação municipal conclui escolha dos livros didáticos para 2016

16/09/2015
A rede municipal de Educação já finalizou o processo da escolha dos livros didáticos que serão utilizados pelos alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental para o triênio 2016 a 2018. A escolha do processo, segundo informação do técnico pedagógico do setor Flávio Feijó teve a participação de professores, diretores e coordenadores educacionais. A chegada dos novos livros está prevista para o período entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016. De acordo com o técnico pedagógico, a seleção dos livros foi feita conforme as orientações das matrizes curriculares da educação infantil do município de Maceió. Das 94 escolas que ofertam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental no município, 92 participaram do processo de escolha, mas todas serão contempladas com as coleções relacionadas. “Cada unidade escolar foi orientada durante reuniões e encontros em buscar fazer a escolha do livro didático levando em consideração as matrizes curriculares e a matriz disciplinar que foi desenvolvida pelos técnicos da Semed para o município. A proposta é que as escolas possam trabalhar em cima dessas matrizes dentro do seu projeto pedagógico”, ressalta. Flávio informou ainda que as escolas já vinham anteriormente realizando reuniões com todos os coordenadores e professores com o objetivo de avaliar as coleções que receberam das editoras para, posteriormente, analisarem suas escolhas seguindo as matrizes curriculares da educação de Maceió. “Todo o processo se deu dentro da escola, onde elas fizeram uma ata registrando cada ação. A escolha do livro é de responsabilidade da escola, onde ela tem toda autonomia para a escolha. Nesse sentido, o professor escolhe a coleção mais próxima daquilo que a matriz está propondo”, explica. Na prática, Flávio ressaltou que, guiados pela matriz curricular, os educadores encontraram orientações de novos conteúdos inseridos dentro da proposta, que até então não se trabalhava. “Sendo assim, os educadores puderam optar pela coleção que se aproximasse mais da matriz curricular e discilplinar”. O ensino de história e geografia de Alagoas e a interdisciplinaridade entre estas áreas são alguns dos exemplos da indicação que passaram a compor a matriz curricular e disciplinar. Flávio reforça que o Ministério da Educação, por meio do FNDE, lançaram a proposta de uma coleção integrada que trabalha junto a história, a geografia e a ciência, metodologia já pensada pelos técnicos da Semed. Para o próximo ano, Flávio acrescenta que pela primeira vez, as escolas vão receber livro de arte direcionado apenas aos alunos do 4º e 5º anos, bem como livros de conteúdos regionais de geografia e história do Nordeste. “ Dentro destas coleções teremos publicações de cidades históricas de Alagoas”, afirma.