Geral

Público de todas as idades lota o Deodoro na abertura do FTB

12/09/2015
As crianças foram o verdadeiro personagem principal da abertura da fase de apresentações do Festival do Teatro Brasileiro em Alagoas, ocorrida nesta sexta-feira (11), no Teatro Deodoro. Luiz Carlos Vasconcelos, que dá vida ao personagem Bento na novela Além do Tempo, da Rede Globo, trouxe para Maceió seu Palhaço Xuxu, que, nas palavras do próprio ator paraibano, vem sendo construído ao longo dos 37 anos do espetáculo Silêncio Total, do Piollin Grupo de Teatro. Mas não foram só as crianças que se divertiram com a vaidade, a comicidade e a crueldade infantil de Xuxu. Jovens, adultos e idosos caíram na gargalhada com as mágicas, malabarismo e piadas nem sempre “carinhosas” do palhaço. Para Luiz Carlos Vasconcelos, as risadas são a maior recompensa. “O palhaço é o ator de si mesmo”, afirma. Após a apresentação, Luiz voltou ao palco para uma conversa franca com o público, onde respondeu a perguntas sobre a construção do personagem e do próprio espetáculo a partir de experimentações de rua e de sua própria essência. “Quando o Xuxu exige aplausos, é a minha própria vaidade falando. Quando ele brinca com a aparência de alguém da plateia, é minha própria estupidez que está ali. Mas, quando o palhaço faz a gente rir, quando rimos todos juntos, como uma família na mesa do jantar, por uma bobagem qualquer, naquele momento estamos em paz”, diz o ator. Depois da abertura memorável, o Festival do Teatro Brasileiro tem continuidade neste sábado (12), com as apresentações de Cancão, Malazarte e Trupizupe, do grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, às 18h, na Vila dos Pescadores e do solo Esparrela, do Grupo de Teatro Bigorna, às 20h, no Teatro Jofre Soares. Também tem início neste sábado o primeiro módulo do Ciclo de Dramaturgos promovido pelo FTB. Até o dia 14, o encontro será com o dramaturgo paraibano Paulo Vieira, no Complexo Teatro Deodoro, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Cancão, Malazarte e Trupizupe

O espetáculo de rua Cancão, Malazarte e Trupizupe busca mostrar, a partir dos “trambiques” de três espertalhões, uma faceta do povo nordestino, que, para sobreviver precisa desenvolver sua sagacidade, perspicácia e um extraordinário senso de humor. Tudo isso proporciona a esses anti-heróis brasileiros uma possibilidade de existirem, não anonimamente, mas, sobretudo, como sobreviventes de um país do qual somente os abastados e poderosos usufruem em sua totalidade. O pano de fundo da trama é uma história simples, que transita por um mosteiro terminando numa pensão onde a aparente fragilidade dos conflitos esconde personagens que, apesar de serem aqueles que não tem poder, utilizam-se de uma esperteza ímpar para continuarem vivos e de certa forma, levando no “bico” os poderosos e tiranos. A apresentação acontece às 18h, na Vila dos Pescadores, no bairro do Sobral.

Esparrela

Consagrado pela crítica teatral em todos os estados pelos quais passou, o espetáculo Esparrela, do Grupo de Teatro Bigorna, é encenado pelo ator, autor e diretor Fernando Teixeira e apresenta a relação do urubu Arquimedes e seu adestrador Manuel, que, para impressionar os moradores da cidade da qual foi expulso, resolve ensinar a ave a dançar. Dessa relação, surge uma amizade que se encerra com a morte de Manuel e o ressurgimento dele em sua ave adestrada. A história é contada por Fernando Teixeira de forma íntima e visceral, tal como faziam os fabuladores presentes na tradição oral brasileira. Em contato direto com o público, Teixeira, que tem 73 anos, transmite de forma única a relação do homem consigo mesmo, com seu alter ego, mantendo a plateia hipnotizada durante toda a apresentação. O espetáculo começa às 20h deste sábado (12), no Teatro Jofre Soares – SESC Centro, localizado na rua Barão de Alagoas, no Centro de Maceió. O FTB retoma as apresentações para o público alagoano no dia 17, no Teatro Deodoro, onde a Agitada Gang – Grupo de Atores e Palhaços da Paraíba apresenta Como Nasce um Cabra da Peste. No dia seguinte, às 20h, o Milagre Brasileiro, do Coletivo de Teatro Alfenim, ocupa a Sala Preta do Espaço Cultural, na Praça Sinimbu. No dia 19, o período de apresentações do Festival de Teatro Brasileiro em Maceió será encerrado com o show do músico Chico César, DJ Chico Correia e o espetáculo de dança Nordestinidade, da Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, a partir das 18h. O FTB conta com o patrocínio da Petrobras desde 2008. Todas as atividades do Festival, inclusive as apresentações dos grupos paraibanos e os shows do músico Chico César e do DJ Chico Correia, são abertas ao público. Os ingressos serão distribuídos nos locais das apresentações, duas horas antes do início dos espetáculos.

Ciclo de Dramaturgos

Neste sábado, o escritor, dramaturgo, ator, diretor e professor no Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paulo Vieira, abre o primeiro módulo do Ciclo de Dramaturgos da etapa alagoana do Festival do Teatro Brasileiro. O Ciclo de Dramaturgos consiste na apresentação de autores da cena em cartaz, escolhido pela classe teatral da cidade-sede, sobre seus textos, criações e métodos criativos, além da proposta de exercícios aos inscritos. Os interessados em participar da atividade podem se inscrever de forma gratuita pelo site www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/alagoas. Paulo Vieira é autor de peças como Anayde (prêmios de Melhor Autor no XVII Festival Nacional de Teatro, em Campina Grande/PB e no XX Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR - 1992), e Não Se Incomode Pelo Carnaval (prêmios Destaque em Dramaturgia na VI Mostra Estadual de Teatro e Dança, em João Pessoa, 1997; Destaque em Dramaturgia na IV Fenart, em João Pessoa, 1997, e Melhor Texto Original no VIII Festival Nacional de Teatro, em Anapólis/GO, 1998). Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Ciclo de Dramaturgos terá a presença do diretor, ator, escritor, jornalista e publicitário Tarcísio Pereira, autor de mais de 30 peças, como a consagrada Caboré, A Ópera da Moça Feia, que já foi montada em Alagoas pela Cia. Nega Fulô. Recentemente, Tarcísio Pereira publicou o livro O Autor da Novela, com o qual ganhou o prêmio Bolsa Funarte de Criação Literária. O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobras e sua etapa alagoana tem o apoio cultural do SESC, Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Governo do Estado por meio da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), e da Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a co-realização pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

SERVIÇO

17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) - 31 de agosto a 21 de setembro, em Maceió. Informações: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/alagoas Facebook: Festival do Teatro Brasileiro. Twitter: @ftbrasileiro Instagram: ftbrasileiro