Geral

Encontro Estadual comemora metas e premia destaques do Programa Negócio a Negócio

08/09/2015
A segunda edição do Encontro Estadual dos Agentes de Orientação Empresarial do Programa Negócio a Negócio, realizado nesta sexta-feira (04), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, trouxe muitos motivos de comemoração aos agentes, tutores, gestor e equipes envolvidos com o programa. Mais uma vez, Alagoas comemora aprovação acima dos 90%, junto aos empresários atendidos –, dos quais 92% deles atribuíram notas entre 8 e 10 para a satisfação com a metodologia de trabalho, o atendimento e a orientação dos agentes. Com meta de 12.639 atendimentos para 2015, o Programa Negócio a Negócio (NAN) em Alagoas atendeu 11.144 empresas até o dia 31 de agosto, ultrapassando a estimativa inicial para este prazo, fixada em cerca de 8.500 empresas. Isso representa 88% da meta anual e 32.085 visitas de orientação – por sua vez, 85% das 37.917 visitas esperadas para este ano, três em cada negócio, de acordo com a metodologia de trabalho do NAN. Esses resultados e a desenvoltura na gestão do programa em Alagoas ajudaram a trazer um público especial ao evento, além dos 53 Agentes de Orientação, seis empresas executoras e as consultoras tutoras do Negócio a Negócio. O encontro foi, também, o encerramento de uma visita de benchmarking de coordenadores do programa em dez estados brasileiros e de um analista técnico da coordenação nacional do NAN. “Minha motivação principal é fazer o fechamento dos programas estaduais através do mapeamento de gestão, que é um tema de excelência e uma ferramenta que Alagoas está muito bem avaliada. É justamente nesse momento que estamos trazendo os gestores de outros estados para colher boas práticas locais em termos de gestão, fazendo uma troca de conhecimento, e da celebração dos resultados com todos os agentes do estado”, comentou Rodrigo Palácio, analista do NAN no Sebrae Nacional. Nathanael Carrera, gestor do programa em Alagoas e analista da Unidade de Atendimento Empresarial (UAE) do Sebrae local, comemorou as ponderações dos parceiros e a evolução do NAN desde seu início no estado, em 2010. “Nosso foco maior é na qualidade dos atendimentos, temos evoluído e avançado muito nesse sentido. Prezamos pelo nível de formação dos Agentes de Orientação e, assim, cada vez mais estamos alcançando excelentes resultados com as empresas, apontadas na pesquisa de satisfação. Esse é o momento de celebrar tudo isso e, também, de agregar conhecimento”, disse Nathanael.

Premiação dos destaques

Os Agentes de Orientação do Negócio a Negócio são profissionais dos ramos de Administração, Marketing, Ciências Contábeis, especialistas em gestão financeira e empreendedorismo, entre outras áreas. Dez deles foram premiados por seus resultados pessoais no decorrer do ano de 2015 ou pelo êxito dos empresários atendidos. Como Agentes de Orientação Destaque em 2015, foram laureados Alessandra Moreti, Alexandre Lima, Andreia França, Eraldo Rodrigo Lima, Jaymisson Pereira e Thalita Adla. Entre os casos de sucesso orientados, foram reconhecidos pelos seus trabalhos os agentes Débora Dias, Emilene Gusmão, Vinícius Campus e, novamente, Alexandre Lima. Agraciada logo em seu primeiro ano de participação, Thalita Adla espera corresponder às expectativas e dedicar-se cada vez mais ao programa Negócio a Negócio. “É um trabalho árduo e difícil, às vezes, mas encontramos muitos empresários que ficam felizes em nos ver, em receber as orientações e o material disponibilizado. Eu pretendo continuar me dedicando, aumentando o nível do atendimento e ajudando os pequenos negócios a se desenvolver”, disse a agente. Bicampeão como Agente de Orientação Destaque, Eraldo Rodrigo acumula experiência no NAN alagoano e no carioca – atuou no programa pelo Sebrae no Rio de Janeiro, na Região Serrana do estado, durante sua faculdade, entre 2012 e 2013 – mas não é só isso que o ajuda em sua atuação. “O trabalho desenvolvido no programa é o mesmo nos dois estados, mas a proximidade entre agentes e organização é muito maior em Alagoas, talvez por ser um estado menor ou por questões culturais. Houve, também, melhorias na gestão do projeto e tudo isso reflete no nosso trabalho”, ponderou Eraldo. Além dos dez premiados, as felicitações pelo trabalho executado no Programa Negócio a Negócio em Alagoas deve ser estendido a todos os 53 Agentes de Orientação, de acordo com Marcos Alencar, gerente local da UAE, que são os grandes responsáveis por tornar o NAN um dos programas mais exitosos do Sebrae em Alagoas. “O Sebrae assumiu o compromisso de levar conhecimento e orientação a empresários longe da sede ou cidades distantes, que não procurariam ajuda do Sebrae em outras condições. Temos no NAN o maior programa de atendimento empresarial porta a porta no mundo, com 12 mil horas de atendimento em um único projeto, e os agentes são o principal motivo de continuarmos com o programa”, afirmou Marcos Alencar. Além das premiações, o Encontro Estadual dos Agentes de Orientação Empresarial do Programa Negócio a Negócio contou em sua programação com três palestras sobre Marketing de Relacionamento, Liderança e motivação aos agentes. As atividades em 2015 seguem para finalização e o ciclo de 2016 já está com planejamento encaminhado.

Programa Negócio a Negócio

O foco do programa é orientar os empresários para a resolução das dificuldades do dia a dia da gestão de seu negócio, aumentando a competitividade e a sustentabilidade. Seu atendimento é voltado especialmente para os empreendedores que não procuram o Sebrae, seja por problemas no acesso, falta de informações ou mesmo compromissos de sua empresa que não permitem o afastamento prolongado do administrador - daí sua importância, ao facilitar ainda mais o acesso aos serviços e consultorias do Sebrae em Alagoas.