A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), firmou uma importante parceira para fortalecer as ações voltadas para o setor turístico. A partir do convênio de mútua colaboração firmado com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), nesta sexta-feira (4), as partes envolvidas atuarão para promover a capital alagoana como destino. A assinatura aconteceu no Gabinete do prefeito Rui Palmeira, que ressaltou a importância da parceria. “É um convênio que, certamente, vai reforçar a presença do turista em Maceió. É o tipo de convênio em todo mundo ganha. É uma cadeia muito grande, que passa pelo hoteleiro, pelo garçom, pelo taxista, pelo artesão, por muitos que dependem do turismo. E nossa meta é ter uma cidade cheia, pronta para receber o turista que, certamente virá e voltará. No ano do nosso Bicentenário, nada melhor que reforçar o nosso turismo que gera renda e tantos empregos para maceioenses”, afirmou Rui. O prefeito também pontuou ações do Município que têm reflexo no turismo, como a Avenida Pontes de Miranda. “É um ponto importante para a mobilidade, mas também muito importante para o turismo, já que ganhamos um novo trecho de orla urbanizada. Na próxima semana, iniciaremos os trabalhos para a retirada das chamadas línguas sujas no trecho entre as praias de Pajuçara e Jatiúca, que é outra obra importantíssima. São obras e melhorias para que o turista possa vir e voltar. Obviamente, Maceió ganha muito com isso”, enfatizou o prefeito. O secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, explica que entre as ações previstas no convênio, estão a participação em grandes feiras nacionais, o investimento em marketing digital para fortalecer a presença de Maceió nas redes, campanhas que vão estimular as operadoras de viagem a vender o destino e ações diretas com a mídia e os agentes de viagem. “Vamos trazer agentes de viagem das principais companhias do País, além de jornalistas de importantes publicações nacionais e internacionais para conhecerem de perto o potencial do destino, a nossa estrutura hoteleira atualizada e nossa vocação gastronômica e cultural, em especial neste ano em que a cidade completa 200 anos de história”, afirmou Galvão. Segundo Maurinho Vasconcelos, presidente da ABIH-AL, o pacto para a promoção turística do destino deve trazer um grande incremento do fluxo turístico já na próxima temporada, através do impulsionamento de ações que já estão sendo empreendidas. O empresário contou que, para o feriado da Independência, a taxa de ocupação dos hotéis associados à ABIH está em 80%. “A ideia agora para os próximos meses é direcionar as ações de promoção para mercados estratégicos, de forma a multiplicar o efeito dos investimentos da Prefeitura. Também estamos trabalhando para tentar adiantar o período alta temporada para o começo de novembro, antecipando a vinda dos turistas para a cidade. Se conquistássemos em novembro uma ocupação parecida com dezembro, poderíamos triplicar a arrecadação de Maceió referente à atividade turística. Para isso, precisamos fomentar mais eventos culturais, esportivos e de lazer na orla, que representem um estímulo a mais para o turista. Acredito que a Prefeitura pode ser uma grande parceira nesse tipo de estratégia”, afirmou o hoteleiro.