Esporte

Projeto social no Vergel recebe kimonos e tatame da Prefeitura de Maceió

30/05/2018
Projeto social no Vergel recebe kimonos e tatame da Prefeitura de Maceió

Jessé dos Santos - Judoca Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

“O judô é essencial na minha vida, porque ele me ensina a ter foco, disciplina, perseverança, e quando atribuo isso ao meu dia a dia, posso conquistar objetivos maiores”. É assim que o atleta Jessé dos Santos Batista, atendido pelo Cândido Grupo de Judô, se refere à importância que esta arte marcial tem na vida dele. E é pensando na relevância do esporte para a inclusão social que a Prefeitura tem incentivado projetos como esse. Na noite dessa terça-feira (29), por exemplo, o prefeito Rui Palmeira entregou equipamentos esportivos para ajudar a manter o grupo de judô, que funciona na sede da Guarda Municipal, no Vergel.

“Nós já conhecíamos o trabalho realizado aqui na Guarda Municipal que atende crianças e jovens da comunidade. Estivemos aqui há um mês acompanhando as atividades das crianças que participam desse projeto que é vitorioso. Um belíssimo trabalho do professor Irã Cândido que vem formando cidadãos e merece todo o reconhecimento da Prefeitura de Maceió”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Projeto Cândido Judô Foto:Marco Antônio/Secom Maceió *** Local Caption *** Projeto Cândido Judô

A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semelj) e Convívio Social (Semscs). Foram entregues 35 kimonos e 64 metros quadrados de tatame ao projeto social Cândido Grupo de Judô que trabalha com 140 crianças e adolescentes.

O titular da Semelj, Daniel Mello, comentou a ação da pasta. “Nesse retorno da Semelj ao projeto do Sensei Cândido, estamos trazendo toda a estrutura que tínhamos prometido para a criançada poder treinar com mais qualidade. No caso, trouxemos 64 metros quadrados de tatame e 35 kimonos”, pontuou.

Projeto Cândido Judô Foto:Marco Antônio/Secom Maceió *** Local Caption *** Projeto Cândido Judô

“Priorizar as pessoas, esse é um dos nossos pilares de trabalho e serviço. Entendemos o tamanho da nossa responsabilidade em apoiar projetos de inclusão social e o Cândido Grupo de Judô vem se desenvolvendo ao longo dos anos, possuindo um crescimento exponencial. O objetivo agora é procurar desenvolver ainda mais o projeto para que se alcance mais famílias e transformar as vidas dos jovens por meio do esporte e da disciplina”, frisou o secretário de Convívio Social, Cel. Ivon Berto.

O guarda municipal e fundador do projeto, Irã Cândido, ressalta a relevância dos novos materiais de treino. “É importantíssima a chegada desse material. Com isso trabalhamos a motivação dos meninos trazendo mais dignidade aos treinos. Eles se sentem valorizados ao perceberem que os órgãos públicos têm olhado para eles como cidadãos. Nós não trabalhamos com o vitimismo ou coitadismo, aqui nós formamos vencedores, tanto que tivemos 22 atletas medalhistas no último campeonato Norte/Nordeste, sendo 18 medalhas de ouro”.

Projeto Cândido Judô Foto:Marco Antônio/Secom Maceió *** Local Caption *** Projeto Cândido Judô

“São três sentimentos que se formam ao ver um trabalho social como este. O sentimento de respeito aos professores que são voluntários e as crianças que serão cidadãos graças às virtudes que o esporte proporciona. O sentimento de reconhecimento ao poder público ao ofertar o material que é imprescindível ao treinamento. E o sentimento de gratidão ao prefeito Rui Palmeira por sempre se preocupar com o projeto e ver que esporte tem funcionado como maior instrumento de inclusão social”, destacou o vereador Eduardo Canuto.

Cayo Borges /Secom Maceió