Esporte
Circuito Ironman 70.3 traz mais de mil atletas para Maceió no fim de semana

Maceió recebeu, pela primeira vez, uma prova do circuito Ironman, competição mundial de triatlo que reuniu mais de mil atletas na praia da Pajuçara. O evento, com percurso de 1,9km de natação, 90.1km de ciclismo e 21.1km de corrida, foi finalizado no início da tarde deste domingo (6).
Consolidando-se no roteiro de grandes competições esportivas, a capital alagoana foi analisada em uma série de requisitos para sediar o evento. “A cidade está cheia, com hotéis e restaurantes ocupados, um movimento muito importante para a nossa economia. Um orgulho para nós receber o maior evento de triatlo do mundo. Espero que tenhamos mais momentos como esse nos próximos anos”, disse o prefeito Rui Palmeira.
Para receber a etapa 70.3 do Ironman, Maceió precisava ter uma ampla rede hoteleira, estrutura e condições técnicas para comportar as três modalidades da prova. “Estamos na baixa temporada e, mesmo assim, a cidade está movimentada. Muito bom ter o mercado local aquecido e a Maceió sendo divulgada lá fora”, acrescentou Rui.
A prova teve início na Praça Multieventos, em um percurso de natação de uma volta. Da praia, os atletas seguiram para o percurso da bike, que foi composto por duas voltas iguais em direção à Praia do Francês. Em seguida, os participantes concluíram a prova depois de meia maratona em duas voltas pela praia da Pajuçara.
Segundo o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Daniel Melo, a estrutura montada para o evento foi fundamental para o sucesso das provas. “Mais de 600 pessoas foram contratadas pela produção do evento. Os atletas estão clamando por mais provas como essa. Temos um compromisso de nos próximos cinco anos o Ironman estar de volta à Maceió”, afirmou.
O diretor-geral do evento, Carlos Galvão, destacou que ter escolhido Maceió como uma das sedes do Ironman foi muito proveitoso por ser um destino atrativo para atletas e suas famílias. “Tivemos em torno de mil atletas participando do evento e vale ressaltar que cada atleta traz entre três e quatro pessoas da família. Tivemos quase quatro mil pessoas durante o evento”, ressaltou.
A presidente da Federação Alagoana de Triatlo, Adriana Mangabeiras, enalteceu o sucesso do evento. “Foi lindo, pois tudo ocorreu dentro do esperado. Temos muito a crescer e transformar Maceió na capital brasileira do triatlo, pois aqui n deve em nada a qualquer lugar do mundo em termos de belezas naturais e estrutura”, frisou.
O evento é realizado pela primeira vez em Alagoas e classificou 30 atletas amadores para o Mundial Ironman 70.3 em 2018, que acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro, em Nelson Mandela Bay, na África do Sul.
Flávia Farias/ Secom Maceió