Esporte

Estudantes do Cepa apresentam estudos sobre países olímpicos

22/07/2016
Estudantes do Cepa apresentam estudos sobre países olímpicos
Às vésperas da abertura das olimpíadas no Brasil, no Rio de Janeiro, cerca de 600 estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Princesa Isabel, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), realizaram o projeto interdisciplinar Países Olímpicos. Os resultados estão sendo apresentados até este sábado (23), a partir das 8h, na própria unidade, que é uma das três escolas de ensino integral de referência da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
De acordo com a diretora-adjunta da Princesa Isabel, Valquíria Balbino, o projeto abordou, a partir das disciplinas curriculares, aspectos geográficos, culturais, sociais, economia, idiomas, arte, culinárias e avanços tecnológicos de 16 países, selecionados por sorteio. Ela destacou que este será um dos instrumentos avaliativos dos estudantes para o 2º bimestre. “Os alunos envolvem-se totalmente e os resultados são sempre muito bons. Este ano o foco foram as olimpíadas e aí trabalhamos os países e continentes com medalhistas olímpicos. Já realizamos o desfile das bandeiras e casal típico, estamos apresentando a história e cultura, e encerraremos com as danças típicas”, pontuou Valquíria.   Aprendizado Segundo o aluno e diretor de comunicação do grêmio estudantil da unidade, Daniel Paulino, o projeto foi discutido entre a direção da escola, gremistas, coordenação pedagógica. A aceitação foi unânime entre os alunos, que fizeram questão de mostrarem, em detalhes, os novos aprendizados. Um deles foi Arthur Brasil Terto, do 2º ano. Com mais 27 estudantes, apresentou o Brasil e alguns dos seus campeões olímpicos. “O projeto proporcionou inúmeros conhecimentos, desde o desenvolvimento da língua, cultura e diversidades, contribuindo para o aprofundamento e aprendizado sobre a cultura do nosso e de outros países”, declarou Arthur. A aluna Maria Jaciara Ribeiro da Silva, do 1º ano, que abordou sobre a Argentina, também aprovou a atividade. “Achei interessante este formato de projeto. Aos poucos você acaba aprendendo mais”, afirmou Jaciara.

Fonte: Manuella Nobre/Ascom Seduc