Artigos
O equilíbrio é o caminho
Vitor Pereira (*)
Os 207 anos de Alagoas chegam acompanhados por ótimos resultados econômicos e sociais. É um cenário que nos coloca entre os estados mais sólidos e fortes do Brasil. Mas essa trajetória é fruto de muito trabalho técnico e político.
Desde 2015, o governo de Alagoas vem selecionando e prestigiando técnicos de excelência, com alta capacidade resolutiva e criatividade na elaboração de políticas públicas. Em 2022, o governador Paulo avançou e, de forma inédita na história do serviço público, escalou um time de maioria feminina, respeitando e reconhecendo os atributos técnicos, sociais e políticos de cada “jogador”.
Essa equipe mostrou a disponibilidade do governo para todos os setores da sociedade, a partir da cultura política do diálogo, bem característica do governador Paulo. O cotidiano do nosso campo politico passa por escutar, refletir, decidir e criar todas as possibilidades para entregar soluções e resultados positivos para Alagoas. Por isso, o governo está sempre aberto e em movimento, recebendo os servidores públicos, os empresários, movimentos e organizações sociais, e todos os dirigentes políticos que pensam em contribuir com a construção das melhores políticas públicas.
Esse equilíbrio entre a gestão técnica e a governança política mantém Alagoas com crescimento econômico entre os maiores do Brasil. Em dois anos, alcançaremos 10% de avanço no PIB, refletindo no maior número de pessoas empregadas da nossa história.
Nos últimos dois anos, nossos programas sociais beneficiaram mais de 500 mil pessoas e reduziram a desigualdade social pelo combate à pobreza extrema. Esses mesmos programas sociais incentivaram nossas crianças e jovens a permanecerem em tempo integral nas escolas e impactaram diretamente na redução da violência. Daí a necessidade de o Cartão Escola 10, o Cartão Cria, Vem que Dá Tempo, as Creches Cria serem perenizados como programas de Estado.
Na infraestrutura, nossa capacidade de investimento é elogiada Brasil afora. Em 2023, investimos quase 20% da nossa receita, transformando os impostos pagos pelos alagoanos em estradas duplicadas, escolas em tempo integral, hospitais estruturados e também destinando recursos para os municípios investirem localmente.
Esse conjunto de investimentos sociais e em infraestrutura robustecem a confiança do setor produtivo nas ações de governo. O investidor sabe que para colher bons frutos empresariais, necessita do poder público também construindo uma sociedade com mais igualdade social, inclusiva e que gere renda, emprego e novas oportunidades de negócios.
Os empregos gerados e os investimentos de mais de meio bilhão de reais em segurança pública fizeram os indicadores de criminalidade reduzirem em todo o Estado, proporcionando mais tranquilidade à população, aos investidores e também aos que nos visitam. No turismo, por exemplo, batemos recordes de voos e visitas em Alagoas. Turismo em crescimento significa transferência de renda externa pelo trabalho para milhares de alagoanos, razão pela qual destinamos atenção redobrada a esse setor econômico.
O receituário do sucesso é trabalho duro, objetivos bem definidos e ampliação das políticas públicas que entregam bons resultados. Vamos continuar trabalhando, incansavelmente, de forma harmoniosa com os poderes democraticamente constituídos para manter a estabilidade e o equilíbrio entre a gestão de qualidade e a política do consenso. Alagoas está melhor!!!
(*) Secretário de Estado de Governo, advogado e mestre em Ciência Política