Artigos
Curiosidade de como funciona o mecanismo da sanduicheira

As sanduicheiras elétricas são alguns dos eletrodomésticos que não podem faltar em casa. Elas são extremamente úteis, pois preparam lanches em questão de minutos.
Além disso, não é preciso sujar o fogão com as sanduicheiras – o que é um benefício e tanto para os dias que são cada vez mais atribulados para todos nós. Também, você pode colocar o sanduíche para ser preparado e fazer outras coisas.
Mas, afinal, você sabe como funciona o mecanismo da melhor sanduicheira em 2021 que confere todas estas facilidades? Como um aparelho aparentemente simples pode preparar lanches no ponto ideal em apenas alguns minutos?
Fique por aqui e descubra esta curiosidade!
Como funciona a sanduicheira
Não é nada complicado entender como funciona a sanduicheira. As sanduicheiras elétricas são compostas por duas grelhas que ao se fecharem prensam o lanche, certo?
Bem, por meio de um sistema de aquecimento, quando o eletrodoméstico é ligado na energia elétrica, as grelhas começam a esquentar aos poucos. Assim, são aquecidas em um ritmo que não queima o pão.
Ou seja, um termostato controla automaticamente o aquecimento e até pode frear este aquecimento se o pão começar a exalar cheiro de queimado. Pois isso significa que o recheio do sanduíche ainda não está aquecido.
Bem, quando o sistema de termostato identifica, por meio da temperatura e do odor exalado (que não sentimos), que o lanche está 100% pronto, ele vai desaquecendo, novamente aos poucos.
Isso para evitar que as grelhas desaquecem repentinamente – o que deixaria o sanduíche enrijecido ou murcho.
Portanto, por alguns minutos, você pode verificar que o seu sanduíche permanece na sanduicheira, mas mesmo assim não queima, murcha ou esfria. Tudo isso, graças ao termostato.
E é também, devido a esse mecanismo, que os lanches preparados em sanduicheiras são quase impossíveis de ficarem queimados. O termostato controla sozinho todo este processo, como pudemos entender.
Além disso, para facilitar o uso da sanduicheira, a maioria delas vem com sistemas de luz. Tais luzes podem ser coloridas ou não.
Por exemplo, há modelos em que uma luz é acesa quando o sanduíche está sendo preparado. Depois de pronto, a luz se apaga, para que você saiba o lanche ideal para consumir.
Mas, esse sistema é só um detalhe, que pode variar de marca para marca de sanduicheira.
Mais uma curiosidade: tipos de sanduicheiras
Embora as sanduicheiras elétricas possuam o mesmo mecanismo de funcionamento, atualmente, há diversas opções de modelo. Conheça os principais deles:
- Sanduicheira para pão de forma
São aparelhos que comportam, em geral, dois lanches de pão de forma. As grelhas costumam ser lisas e tem o formato do pão de forma.
Mas, mesmo assim, comporta outros tipos de pães, desde que tenham espessura fina. Caso contrário, na hora de fechar a sanduicheira você pode forças o sistema e até danificar o equipamento, certo?
- Sanduicheira com chapa ondulada
É um modelo cuja chapa é ondulada e comporta tanto pão de forma como pão francês e outros tipos de pães. Elas costumam aceitar, sem problemas, pães com maior espessura, sem que as chapas sejam forçadas na hora de fechar para fazer o sanduíche.
- Sanduicheira com chapa reversível
Se trata dos modelos caseiros de sanduicheira mais completos. A chapa ou grelha é reversível, ou seja, é só ir virando que ela apresenta superfície ondulada, lisa ou de outros formatos.
É uma ótima opção para fazer hambúrgueres, por exemplo, pois o fechamento costuma ter níveis diversos, assim, não esmagaria um lanche – como os outros modelos poderiam fazer.
- Sanduicheira multiuso
São sanduicheiras super modernas, para preparar quase tudo. Nelas, é possível até adicionar ovos e ingredientes mais volumosos. É capaz até de assar massa de pão de queijo! Incrível, não é mesmo?
Por Jhonata Silva