Artigos

Conheça a história do fruto de um arbusto - criador de shampoo

27/02/2021
Conheça a história do fruto de um arbusto - criador de shampoo

O shampoo faz parte do nosso dia a dia. Além de ser um item de higiene, é o shampoo que ajuda a manter os cabelos hidratados e com brilho, mantendo nossa autoestima lá em cima. Mas você sabe da onde surgiu o shampoo?

Por volta do ano 1500, na Índia, o shampoo foi criado a partir do fruto do sapindus. Também conhecido como “fruto do sabão”, as bagas do sapindus eram fervidas junto das uvas-crespas, e outras ervas eram adicionadas.

A mistura forma bastante espuma e, quando aplicada no cabelo, deixa os fios mais macios e sedosos. Começou a se popularizar na Inglaterra por volta do século XVIII, com a influência do costume indiano. O nome “shampoo” vem do hindu “champo”, que significa massagear.

No Brasil, ele já era utilizado pelas populações nativas. Hoje em dia, pode ser uma alternativa para quem deseja substituir os produtos industrializados, por produtos biodegradáveis e veganos, além de ser o responsável por dar forma ao melhor shampoo em 2021. Se você está interessado em saber um pouco mais sobre o sapindus saponária.

Árvore do Sabão

O sapindus saponaria, é popularmente conhecido como sabão de soldado, sabão de macaco, jequitinhaçu, fruta de sabão e saboneteiro. Por que todos esses nomes tem alguma coisa relacionada ao sabão? Porque o sapindus contém saponina, ou seja, o ingrediente principal do sabão.

Se você esfregar, ele produz espuma e pode ser utilizado para tomar banho, lavar louça, e também pode ser colocado em saquinho de tecido, e jogado na máquina de lavar.

A árvore pode ficar entre 5 e 9 metros de altura, e o tronco tem entre 30 e 40 cm de diâmetro. Você pode encontrar essa árvore facilmente da região amazônica até Mato Grosso e Goiás. Ela se encontra nas margens dos rios e a frutificação acontece na época das cheias.

Os frutos são pequenas bolinhas que quando caem, flutuam nos rios até parar em um ponto propício para germinar. O fruto possui uma crosta entre a casca e o caroço, parecida com uma micro-bucha.

No paisagismo, o sapindus saponaria é utilizado em ruas para recuperar áreas degradadas. Ela também é considerada ornamental, e possui a copa arredondada, com folhas perenes. É uma árvore bem resistente, e produz uma substância que impede as pragas de se reproduzirem.

Usos do Sabão de Soldado

O fruto do sabão é utilizado há tempos pelas populações nativas. Além de ser utilizado como sabão, você também pode usar a micro-bucha para esfregação. O Sabão de Soldado possui propriedades antifúngicas, anti ácaros e antiséptica.

É constantemente utilizado como medicina natural para aliviar doenças respiratórias, agindo como expectorante. O sabão de soldado possui propriedades calmantes, tônicas, diuréticas e depurativas do sangue. O chá dos frutos de sapindus podem ser utilizados no combate de micose e frieiras nos pés, por exemplo.

Você pode utilizá-lo in natura ou ferver na água. Se quiser dar um cheirinho para o sabão, basta pingar umas gotinhas de óleo essencial.

Os frutos podem ser utilizados várias vezes como sabão, mas é bom ficar de olho para saber quando eles não estão mais produzindo saponina. Tire as sementes antes de ferver os frutos, para garantir que você tenha uma árvore por perto.

Na internet, é fácil encontrar receitas para fazer shampoo e sabão a partir do sapindus. Em caso de uso medicinal, procure por uma opinião médica para saber se essa é, de fato, a melhor saída.

Por Jhonata Silva